Educação dos sonhos...

Em meu primeiro dia de volta à faculdade me perguntaram o que é Educação... fui um pouco além e respondi o que é a Educação dos sonhos!!

Educar é dar a capacidade para se ir além. A percepção para reciclar-se, a bagagem para se auto-criticar, a força para fazer diferente.

A educação é aquela que transforma realidades, que mostra vários caminhos e permite ao aluno ter suficiente conhecimento de todos para escolher o seu.

A educação, não deve, em absoluto, maquiar a realidade e sim, mostrá-la nua e crua, juntamente com as ferramentas que têm o poder de mudá-la.

Educação é o caminho entre um ponto e outro, é o ensinar o que pode ser validado na prática. É o camiho mais curto à cidadania.

Educar é doar-se, é ter a percepção que estamos moldando o futuro, é assumir, pois, a responsabilidade implícita nisso, da construção de um amanhã melhor!

Educação é o processo de se ensinar a ser, e não a ter, é a ferramenta que temos para fazer o processo inverso da 'coisificação' do ser humano. É abrir as portas da mente, deixando entrar a luz do conhecimento, o conhece-te a ti mesmo... É ensinar a ler além do que está escrito e ver além do que é mostrado!!!

Eis que 'qdo sonhamos sozinhos é apenas sonho, mas qdo sonhamos juntos se torna realidade' (desconheço autor) assim... Venham sonhar comigo, em uma Educação... de verdade!!!

Deise Caroline Nunes
Enviado por Deise Caroline Nunes em 13/02/2008
Reeditado em 04/07/2012
Código do texto: T857530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.