Porto seguro

O homem é ser afetivo, que precisa amar e ser amado. O afeto é básico para o equilíbrio emocional, é importante na cura e na vontade de viver. A amizade é a melhor garantia contra o ódio, e é por tudo isso que é imprescindível que busquemos fazer amigos.

Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, é alguém que você sente presente mesmo quando está longe. Um bom amigo nunca nega um sentimento sincero, é sensível, é solidário, é sagrado, é raro. Amigos não precisam ter os mesmos gostos e nem concordar sempre um com o outro, mas é fundamental que se respeitem e se amem. Um bom amigo deve sempre afirmar esse amor e estar sempre disposto a amparar o outro, seus medos, inseguranças e compartilhar alegrias.

"Deve-se buscar amigos como se busca livros, não exigindo que sejam muitos, mas que sejam bons". É importante saber buscar amigos, pois não é possível comprá-los, é preciso conquistá-los. "Um amigo é um porto seguro, é aquele capaz de converter tormentas e tempestades em chuvas de sentimentos". Não é fácil ser amigo, é preciso saber falar, saber calar, ouvir, entender, perdoar, proteger, compartilhar, sonhar...saber que é humano e que cometerá erros, e ainda que tenha certeza que será perdoado, tema perder aquilo que lhe é tão gratificante.

Triste é aquele que não tem um amigo, que não sabe ser a amizade muito mais do que está escrito nos textos, que significa mais do que está escrito nos dicionários, que vale mais do que as palavras possam dizer. Só sabem o verdadeiro valor da amizade quem tem amigos, quem já teve a alma fortalecida por este aliado chamado amigo.

Crystal
Enviado por Crystal em 16/02/2008
Reeditado em 16/02/2008
Código do texto: T862592