Vestibular: Momento de Desafio e Tensão

Momento de Desafio e Tensão

Em nosso cotidiano, freqüentemente, deparamo-nos com situações que são motivo de alegria em determinados momentos, porém são origem de preocupações quando encaradas de maneira diferente. Um exemplo disso é o período de conclusão dos anos escolares, o qual configura um momento de tensão para muitos jovens.

Eu estou terminando de cursar o segundo grau e me sinto satisfeita, tanto porque estou transpondo uma etapa da vida, como porque estou conseguindo adquirir maior liberdade de escolha. Por outro lado, sinto-me triste por saber que perderei contato com as amigas de escola e por perceber que, no mercado de trabalho, não encontrarei amizades tão sinceras como as delas.

A partir dessa exposição, pode-se afirmar que o término do segundo grau é motivo de satisfação, pois significa a conquista de determinadas liberdades e o fim de certas cobranças. Além disso, o fato de começar a ser mais bem aceito socialmente constitui outro motivo de júbilo para o pré-acadêmico.

Em contrapartida, a idéia de ingressar no mundo dos adultos despreparado para enfrentar a concorrência profissional torna-se apavorante. Também é desagradável a perspectiva de não poder mais contar com a proteção dos pais, dos amigos e dos professores, visto que, a partir desse momento, o adulto que surge passa a ser o único responsável por sua própria vida. Ou seja, ele próprio é que arcará com as conseqüências de seus atos e com as exigências que a vida profissional lhe impuser.

Levando-se em conta tudo o que foi exposto, conclui-se que o término do segundo grau dá motivo para sentimentos tanto de alegria, como de angústia. Cabe, portanto, ao jovem, enfrentar, com maturidade e determinação, não só esse primeiro desafio, como também todos os outros que a vida adulta lhe propuser.

29.10.1997