Teoria da Educação

Conhecemos colégios e escolas como a forma padrão de educação, a autoridade suprema de aprendizado e compreensão. E junto com isso, um padrão a ser seguido, assuntos mais ou menos importantes ou relevantes para serem ensinados, seguindo sempre uma escala hierárquica de conhecimento. Há um problema considerável nisso. Nossa educação não existe sem esse processo de julgamento de valor de conhecimento.

Todas as escolas portam um sistema burocrático e metodológico de discriminação. Professores e Diretores de todas as escolas do mundo, perdoem minha audácia em culpá-los por isso, vocês são executores de todo esse processo democrático de eficiência educacional.

Quantidade de alunos na escola, para o Estado representa o nível de educação sendo adquirido pela população aos moldes governamental, tal este Estado que faz uso de profissionais da educação como meras figuras instrutoras de seus padrões ideológicos e morais.

Eu, como cidadão não posso ser bem visto pela sociedade se não for portador de "educação básica". Por que todo o conhecimento do mundo considerado pela humanidade precisa ser discriminado e classificado por importância num curso de educação básica ou superior? Eu tenho meus próprios julgamentos relacionados à todas as partes do conhecimento, e sinto atestar que eles apresentam conflito em relação ao padrão geral. Por que eu tenho que me adequar à qualquer "formato" ou "molde" social? Conhecimentos que ganho nos últimos anos do meu ensino médio eu poderia desenvolver por diferente raciocínio no meu ensino primário. Não gosto de seguir com essa terrível cabeça dura dos educadores, a maioria forçados a limitarem-se à uma grade ridícula do que deve ser ensinado.

O conhecimento é esbanjado por livros e websites de todo o mundo, esperando para ser assimilado por alguém! Por que temos que estudar o processo fotossintetizante das plantas sem antes saber como se planta uma árvore? Calorimetria ou isotopia sem antes saber como preparar um delicioso pão? A análise morfológica de uma oração sem antes perceber a beleza de uma poesia? As causas da Segunda Guerra Mundial sem antes entender o porquê de uma votação eleitoral?

Por que todo o processo de educação precisa estar ligado ao de desenvolvimento? E se desenvolvimento pela educação existe, quem disse que queremos ser instrumentos desse processo?

Queremos mesmo desenvolvimento? Que tal qualidade de vida?

Pra que investir tanto em mercados do exterior com tanto para ser aprimorado em nossa vizinhança?

Ted Weber Gola
Enviado por Ted Weber Gola em 23/02/2008
Reeditado em 10/06/2008
Código do texto: T871990
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.