Tensão Pré-Vestibular

Compreensão e equilíbrio para enfrentar a TPV (Tensão Pré-Vestibular)!

A presença e a compreensão dos pais são necessárias ao indivíduo durante sua infância e adolescência. Elas se tornam indispensáveis ao jovem às vésperas do vestibular, pois ele precisa, ao mesmo tempo, de apoio e de discernimento para começar a administrar sua vida sozinho.

Meus familiares desejam para mim tudo de bom que existe no mundo. Demonstram isso interessando-se por meus estudos para o vestibular e ao se preocuparem com o meu bem-estar. Embora válido, esse sentimento de proteção, muitas vezes, gera efeitos contrários aos de sua intenção original. Provoca em mim, por exemplo, uma sensação de insegurança, de impotência e de incapacidade para resolver problemas sem a ajuda deles.

Essa situação permite perceber que os pais desejam que os filhos tenham sucesso no concurso, o que é importante para qualquer candidato. Também demonstram que estão prontos para dar apoio ao filho quando for necessário, fato que tranqüiliza, conforta e deixa seguro o vestibulando para enfrentar esse momento tão conturbado.

Por outro lado, quando tal proteção é exagerada, pode gerar conseqüências desastrosas para o sucesso do indivíduo no concurso e para a formação de sua personalidade. Desse modo, quando o filho depara-se com o vestibular ou com os outros desafios, dificuldades ou problemas que a vida adulta apresenta, poderá se surpreender e se sentir incapaz de resolvê-los sozinho.

Por tudo isso, pode-se concluir que o apoio e a presença dos pais às vésperas do vestibular são indispensáveis ao jovem, porque lhe proporcionam segurança. Entretanto, também é necessário que se compreenda qual a medida desse apoio, a fim de que o indivíduo não se torne dependente dos pais, ou seja, para que ele seja capaz de administrar a própria vida sozinho.

25.08.1997