Grandes cidades e seus desenvolvimentos

O nosso país sofre cada vez mais uma mudança estrutural, devido ao aumento do nosso desenvolvimento. Avanço que naturalmente nos faz comparar com matrizes antigas, de arquiteturas, ou até mesmo populacionais. Descobrindo assim uma enorme diferença entre décadas passadas e hoje.

A tecnologia é um dos grandes motivos para um crescimento tão veloz. Esse que fez com que no último meio século no Brasil, a distribuição da população que era formada pela maioria dos percentuais nas zonas rurais, sofresse uma reversão, assim a maior parte da população hoje está localizada nas grandes cidades.

Este acúmulo de migração, ocorrendo de cidades simples para cidades mais desenvolvidas, levou a um aumento populacional incrível. No Rio de Janeiro, por exemplo, em um determinado ano deste século XXI, foi calculado que um metro quadrado era preenchido por quatro habitantes.

Além da grande infiltração de pessoas, podemos ver uma espécie de neo-colonialismo sendo provocado nas grandes cidades brasileiras; ou seja, facilmente podemos ver um enorme acúmulo de materiais importados. Assim se promove um desenvolvimento significativo nas grandes cidades, criando também a necessidade de criar uma forma de acomodar toda essa população e tecnologia em uma mesma cidade.

O que visamos naturalmente hoje, que não víamos antes, é o fato de a cidade crescer verticalmente, se expandindo por meio de prédios e construções subterrâneas. Com isto, ocorre uma má divisão de renda, provocando uma diferença social, conseqüentemente, grandes problemas; tais como, desemprego, falta de moradia e violência.

Uma resolução para estes problemas irá ser muito tarda, não por ter que ser, mas porque ninguém faz algo significativo para mudar esta situação, quem quer fazer não tem o poder de fazer. A política, que isto deveria administrar, é tomada pela corrupção, desviando verbas de tais projetos.

Esperamos que um dia o Brasil levante-se, e que esta erguida do Brasil seja uma herança para os nossos netos. Assim que do mesmo jeito que o Brasil foi tão tardo em sua abolição a escravatura; mesmo tendo tantos nomes que lutaram por isso, nenhum deles com poder para abolir; mas que um dia apesar de todas as curvas do império, conseguiram.

################################################

Se desejares uma cópia de meus textos, favor me envie um e-mail.

E claro, comentem o texto. Seu comentário é bastante importante.

Walbert Willis N. Gomes

--Graduando em Engenharia Elétrica - UFCG--

---Universidade Federal de Campina Grande---

################################################

Walbert Willis
Enviado por Walbert Willis em 16/03/2008
Reeditado em 05/01/2010
Código do texto: T903767
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.