A evolução dos computadores

Em 1937, o cientista e matemático inglês, Alan Turing, descreve para a comunidade científica uma máquina com componentes eletrônicos e uma teoria de computação desenvolvida por ele, a Máquina de Turing, que consistia na definição de uma função de computação, onde uma máquina poderia simular o comportamento de outra máquina desde que devidamente instruída; mas, segundo documentos militares ingleses, Alan Turing, em 1943 constrói o primeiro computador de válvulas eletrônicas chamado COLOSSUS devido a sua capacidade e tamanho, usado somente para quebras de códigos militares, funcionando com um único programa.

Por volta de 1939, o cientista Jonh Vincent Atanasoff cria uma máquina calculadora que servia para resolver equações lineares, essa invenção desperta a curiosidade de outro cientista, Jonh Mauchly, que no ano de 1942 propõe ao Exército Americano a criação de uma máquina que auxiliasse na elaboração de tabelas balísticas, pois na época se empregava 200 pessoas para os cálculos dessas tabelas, atrasando por demais os projetos do governo americano.

Entre os anos de 1943 e 1946, Jonh Mauchly junto com outro cientista, Jonh P. Eckert, cria o computador ENIAC ( Eletronic Numerical Integrator And Computer ), era uma máquina gigante, continha mais de 17000 válvulas e 800 quilômetros de cabos, 30 toneladas de peso, consumia uma enorme quantidade de energia e devido ao calor que produzia as válvulas queimavam freqüentemente. O ENIAC fazia 10000 operações por segundo, possuía 20 registradores de 10 dígitos cada um, portanto uma máquina decimal e era programada através de redistribuições de cabos em tomadas diferentes e arranjos de cerca de 6000 chaves, como se fosse uma mesa telefônica antiga.

O ENIAC era uma máquina de emprego geral que foi utilizada para complexos cálculos, inclusive em relação ao uso da Bomba H; no entanto, era uma máquina de difícil operação e manutenção e foi desativada e desmontada no ano de 1955. O ENIAC, quando foi divulgado, despertou interesse diverso e na época outros projetos começaram a ser desenvolvidos por outros cientistas; Mauchly e Eckert criam um novo computador, o EDIVAC ( Eletronic Discret Variable Automatic Computer ) que não foi adiante, mas, o cientista Jonh von Neumann, colaborador da equipe que criou o ENIAC, cria um projeto chamado IAS, que aperfeiçoa o computador inicial, definindo uma arquitetura de computadores com “Programa Armazenado” usado até hoje em nossas máquinas; em 1946, inicia a construção do IAS, um computador eletrônico de programa armazenado, constituído de quatro unidades principais, memória a UCP e UC, parte de entrada e saída, memória de 1000 posições chamadas palavras de 40 dígitos binários cada uma, possuía 20 instruções de 20 bits cada uma e 2 campos, um com 8 bits denominado código e outro com 12 bits denominado endereço.

Em 1949, Mauchly e Eckert, constrói com sucesso o primeiro computador comercial, o UNIVAC I ( Universal Automatic Computer ), vindo a seguir o UNIVAC II até o “ 1100” “, série voltada para a computação científica”.

Em 1953, a IBM lança o IBM 701, com memória de 2 K palavras de 36 bits e em 1955 a IBM modifica o “hardware”, adaptando-o para o uso comercial e lança o IBM 702, e em 1956 lança o IBM 704 com 4 K de palavras de memória e em 1958 lança o IBM 709, constituindo a primeira geração de computadores neste mundo.

Em 1947, surge a eletrônica moderna com o descobrimento do transistor pelos cientistas John Bardeen, Walter Bratain e Willian Schockaley, tendo a companhia NCR lançado o primeiro computador transistorizado; mas, com a IBM se colocando como a maior produtora de computadores da época e entrando no mercado dos transistores, lança a série 7000 totalmente transistorizada, sendo o 7090 o primeiro, vindo a seguir o 7094 com ciclo de instrução de dois microssegundos e 32 K palavras e 36 bits e logo depois o IBM 1401, máquina comercial de grande sucesso; logo após a IBM, surge um outro fabricante de computadores, a empresa DEC em 1957, fundada pelo engenheiro Kenneth Olsen, lançando a máquina PDP-1, que inicia uma série de computadores tecnologicamente avançados e eficazes, de pequeno porte e com custo bem menor às máquinas da época, tornando-se líder na indústria de minicomputadores.

Com o surgimento da “unidade de aritméticas e lógicas, unidades de controle mais complexo, da programação de linguagem de nível superior”, surge também uma nova empresa, a Central Data Corporation – CDC, que lança o 1964, o sistema CDC – 6000 para processamentos científicos, com palavras de 60 bits e vários processadores de entrada, tornando o computador muito mais rápido, fechando o ciclo da segunda geração de computadores neste mundo.

Em 1958, Jack Kilby, colocou dois circuitos em uma peça de germânio e cria o primeiro circuito integrado rudimentar, experiência esta, que leva o cientista Robert Noyce a utilizar outras técnicas e integra múltiplos componentes em um substrato de silício, proporcionando a criação dos circuitos integrados e uma nova geração de máquinas mais poderosas e menores.

Em 1964, a IBM utilizando-se dessa tecnologia microeletrônica lança a série 1360, agregando essas diversas inovações, sendo um marco histórico em termos de computação mundial; a série 1360 inova em conceitos, o que era individual deixa de ser, agora se fala em família de computadores, com diferentes capacidades e preços, com características próprias de ciclo de instrução, memória infalível, processadores de E/S, permitindo que um programa de uma máquina pudesse ser executado em outra máquina, a utilização de unidade de controle com microprogramação, o emprego da técnica de multiprogramação com vários programas compartilhando a mesma memória e dividindo o uso da UCP, executados simultaneamente, com palavras de 32 bits e ciclo de instrução de até 250 nanossegundos e 16 M bits, MP armazenando 8 bits de informação e o sistema operacional OS/360.

Nesta mesma época tivemos o lançamento de um outro computador pela DEC com circuitos integrados, memória principal orientada a bite e palavra de 16 bits o PDP – 11 e logo após o VAX – 11, que fez muito sucesso no ambiente universitário, fechando a terceira geração de computadores neste mundo.

Em 1972, é desenvolvido o microcomputador com um dispositivo eletrônico chamado “ CHIP “ (VLSI – Very Large Scale Integration), que armazena de milhares a milhões de diminutos componentes e com avanços tecnológicos de hardware e software.

Em 1971 chega a Intel Corporation, que produz a primeira UCP em uma só pastilha de circuito integrado, o INTEL-4004, para uma calculadora, com palavras de 4 bits e 2300 transistores na pastilha, logo depois a Intel lança outro microprocessador com 8 bits e 16 K de memória, o INTEL 8008, e em 1973 a Intel lança o microprocessador de emprego geral no mundo, o INTEL 8080, com 5000 transistores na pastilha, 8 bits de palavras e a memória podia conter até 64 K bits com um conjunto de 78 instruções, e logo depois lançam o PENTIUM com 3,5 milhões de transistores na pastilha e 4 G bits em 1993.

Em 1974 surge o microprocessador da Motorola, o MC 6800 de 8 bits e 64 K bits e em 1979 o MC 68000 com 32 bits de palavras e 16 M bits, ficando a Motorola e a INTEL controlando o mercado mundial de computadores, a Intel acionando todos os microcomputadores do tipo PC e a Motorola com base dos computadores Macintosh da Apple e Amiga da Comodore, fechando assim a quarta geração de computadores neste mundo.

Em 1975, Bill Gates e Paul Allen, desenvolvem a versão mais aperfeiçoada da linguagem BASIC (que fora criada no ano de 1963) e em abril do mesmo ano funda a Empresa Microsoft que se torna a maior e mais importante empresa de software do mundo; a primeira rede comercial foi implantada; foi lançado o ALTAIR 8800 baseado no INTEL 8080; o cientista Lee Felsentein inventou o VDM (Módulo de Indicador Visual) e também o lançamento do TANDEM – 16 o primeiro computador para transação on-line de processos.

Em 1976, Steve Wozniak e Steve Jobs terminam o projeto do micro da APPLE I, o primeiro a ser vendido em grande escala e fundam a empresa Apple Computer Company; o primeiro processador vetorial comercial, THE CRAY I, notabilizou-se no mundo e Gary Kildall desenvolveu o CP/M, um sistema operacional para computadores pessoais.

Em 1977, surge o Commodore PET (Personal Eletronic Transactor); o computador APPLE II inova com o circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos; o governo americano adota o padrão de encriptografia de dados da IBM (chave que serve para destravar mensagens codificadas e para proteger dados confidenciais dentro de suas agências.

Em 1978, surge o VAX 11/780 de até 4.3 gigabytes de memória virtual, o mais rápido da época e o disco flexível de 5 ¼” passa a ser padrão de software de computadores pessoais.

Em 1979, surge o microprocessador da Motorola, o 68000 e o programa Visicalc.

Em 1980 surge o primeiro Hard Disk Drive que pode armazenar até cinco megabytes de dados; a Phillips lança o primeiro disco óptico de armazenamento de dados sessenta vezes maior que o disco de 5 “¼”;.

Em 1981, a IBM lança o PC-5150, com 64 Kbits de memória e velocidade de 4,77 megahertz, software MS-DOS, criando uma parceria com Microsoft; o primeiro computador portátil é lançado, o OSBORNE I; a primeira estação de trabalho, a DN 100, foi desenvolvida pela Apollo Computer.

Em 1982, o Lótus 123 é desenvolvido para o Pc da IBM; sai o filme da Disney, “TRON” que utiliza gráficos mais definidos gerados por computadores.

1983, a Apple lança o primeiro computador com interface gráfica; o Windows e o Word são apresentados pela Microsoft e surge o MIDI (Musical Instrument Digital Interface.

Em 1984, a Apple lança o Macintosh com mouse e interface gráfica, disque de 3 ½; a IBM lança o PC-AT e é inventado o Ciberespaço.

Em 1985 a Internet ganha forças com a ligação de cinco grandes computadores de universidades americanas co o NFSNET; o mercado de CDs de música aumenta com a capacidade de armazenamento de CD-ROMs; surge a linguagem de programação C++ que domina a indústria de computação.

Em 1986, Daniel Hillis, desenvolve o conceito de conexões paralelas.

Em 1987, a IBM lança o P S /2 com drives de 3 ½”; surge o software Hypercard e a Motorola desenvolve o PC 68030.

Em 1988, o filme “Tin Toy” ganha o Oscar por utilizar os recursos de animação por computadores.

Em 1989, a INTEL e a MOTOROLA lançam novos processadores com mais de um milhão de transistores; o jogo SimCity é lançado e discute-se a Realidade Virtual.

Em 1990 começa a quinta geração de computadores neste mundo. surgem os computadores basicamente modernos (Ultra Large Scale Integration), a capacidade de processamento, armazenamento e transferência são incríveis e o processo de miniaturização são iniciados com processadores paralelos, que permitem operações simultâneas pela máquina;

Em 1990, atualização do Windows, passa a ser compatível com o DOS e nasce a World Wide Web do desenvolvimento do HTML.

Em 1991, numa aliança, a APPLE, IBM e Motorola produzem o Power PC.

Em 1992,o Windows 3.1 chega ao mercado e Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos lidera um projeto que permite a entrada de qualquer cidadão à Internet.

Em 1993 é lançado o Pentium, com memória de 108 pinos, ou DIMM, surge o slot AGP de 64 bits, memória com mais pino e maior velocidade, HD’s mais rápidos e de maior velocidade;

Em 1993, a Intel lança o Pentium com 3,1 milhões de transistores, 4 gigabyte de memória e velocidade de 66 megahertz, o PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1.

Em 1994, o Netscape Communications é fundado e o primeiro browser torna-se disponível, criando um crescimento de surfistas na Web.

Em 1995, “Toy Story” é totalmente feito com recursos do computador; o Windows 95 é lançado,; a linguagem Java é descoberta e a Netscape amplia suas conexões na Internet.

Em 1996 o Pentium Pro é lançado.

Em 1997, surge o Netscape Navigator 2.0 é o primeiro browser com suporte para o Java Script; o Deep Blue, da IBM, ganha do campeão mundial de xadrez Gary Gasparov.

Em 1998 é lançado o Pentium II e a versão do Windows 98 chega ao mercado.

Em 1999 é lançado o Linux pelo finladês Linus Torevald.

Em 2000 a Intel lança o Pentium III; o Windows 2000 é apresentado e também o Windows Millenium.

Em 2001 o Linux Kernel é lançado e o Pentium 4 é apresentado ao mundo.

Em 2002 é apresentado o Windows XP.

Em 2006 é apresentado o Pentium Duo Core e também o Windows Vista em versão de teste.

Hoje se fala em nanotecnologia, que vai nos proporcionar enormes conhecimentos e acessos em um pequeno chip que poderá ser instalado até mesmo em uma cabeça de agulha e isso fará com que os computadores de agora tenham seus tamanhos reduzidos de várias formas de acordo com as suas funções objetivas;

O mundo científico fala também nos processadores quânticos quando os limites da miniaturização do silício forem atingidos e outros falam em moléculas de água para armazenar informações, e isso tudo nos levará a romper a barreira dos terabytes;

No Brasil estão sendo feitas pesquisas de neurotransmissores cerebrais com nanochips, que poderá vir a ser computador do futuro, controlado mentalmente pelo usuário, e isso é esperado para daqui a 10 anos;

Dados Bibliográficos:

Introdução a Organização de Computadores/Mario A. Monteiro – 3. ed – Rio de Janeiro, LTC Ed., 1996

Livros Técnicos e Científicos Editora S/A

INTERNET

Trabalho do aluno: José Vicente Rodrigues Freire ( Vicente Freire )

Data: 18 de março de 2008.