Platão

Platão foi um filósofo grego, nascido de família rica e influente na cidade de Atenas, na Grécia, no ano 427 a.C., tendo falecido no ano 347 a.C. Ainda jovem, Platão vivenciou a derrota de Atenas e este fato, ao que parece, o influenciou a pregar em seus discursos que a culpa pela derrota era dos democratas, uma forma política que deveria ser superada e substituída por uma aristocracia intelectual, onde os sábios deveriam dirigir e governar e os ignorantes segui-los.

Platão se contrapõe ao regime democrata de Atenas desenvolvendo idéias de oposição se revelando como um político moderno à época, mas ainda com as idéias desarrumadas, até o dia em que conhece Sócrates, que com suas idéias e ideais capta pra si a simpatia e a admiração do jovem Platão, que se torna seu grande amigo e fiel seguidor, a ponto de dizer que dava graças a Deus por três coisas: primeiro por não ter nascido mulher, ter nascido grego e não bárbaro, mas, sobretudo por ter nascido na época de Sócrates.

Quando Sócrates falece, Platão sente na alma a partida de um amigo insubstituível e essa dor o aproxima mais ainda das idéias e dos ideais de Sócrates, pois Sócrates fora condenado à morte em 399 a.C., deixando em Platão sentimentos de revolta ao poder político da época, aonde chega à conclusão que não havia mais lugar para uma consciência honesta na política, se tornando persona não grata à época, passando a ser perseguido e julgado como suspeito pela morte de Sócrates, indo para o exílio com alguns amigos, para a cidade de Mégara.

Platão abraça as convicções e estudos filosóficos de Sócrates e viaja por várias cidades e regiões , colônias gregas, vivendo por mais tempo nas cidades do Egito, Itália e Cecília, e se dedicando inteiramente à filosofia retorna em 387 a.C. para Atenas, onde funda nos jardins do herói Academus a sua célebre Academia, destinada aos estudos da Filosofia e das Ciências, presidindo-a até a sua morte ocorrida aos 80 anos de idade.

Platão sonhava e desenhava em seus discursos um estado ideal para todos, governado por filósofos, por homens éticos, de moral e incorruptíveis, homens capazes de crescer e conviver com a natureza, respeitando e amando a vida...

Pesquisa de Filosofia ( Vicente Freire )

04 de março de 2008.