Conversando sobre a ¨dengue¨

Dona: Maria da Silva, moradora da Rua: Santos Silva, Belford Roxo – Rio de Janeiro, convive com uma situação inusitada para os dias de hoje, pois vivemos uma época de grandes avanços científicos e tecnológicos, mas, o descaso com a coisa pública jogou a todos num lugar comum nesta cidade: O abandono.

- Olha moço, todos aqui em casa já tiveram dengues, graças a Deus sem muita conseqüência, mas que deu um susto danado deu; meu marido ficou dez dias em casa sem poder trabalhar e quando retornou, mesmo apresentando atestados médicos, depois de dois meses trabalhando foi mandado embora. Alegaram excesso de pessoal, mas não foi não, pois só ele é que dançou; até meu marido conseguir outro trabalho foi horrível, passamos por necessidades diversas, tivemos a luz cortada, ficamos nos alimentando somente com o básico, deixamos de comprar frutas e legumes para a nossa alimentação e os meus remédios pro coração e pressão racionei, mas deu pra agüentar...

- Depois disso tudo tive que mudar o meu comportamento, chamei o meu marido e meus filhos e fiz um mutirão em nosso terreno, e percebi que havia muitos focos do mosquito da dengue por todos os lados, pois tudo que acumulamos, na maioria das vezes, é lixo, lixo que nos apegamos e não temos coragem de jogar fora ou dar para quem precisa. Pegamos latas, garrafas, pneus velhos, pedaços de ferro e de fios e de arames, juntamos tudo e deu até um dinheirinho, pois tinha muita coisa; tapamos buracos que havia no terreno empoçando água, os vasos de plantas completamos com areia, limpamos o nosso poço artesiano e o cobrimos decentemente e aproveitamos o enredo dando uma aprumada em nossa cerca de arames e pintamos a nossa casa, foi muito legal; e ao subirmos na laje percebemos muita sujeira e possíveis acúmulos de água, limpamos tudo para que a água da chuva pudesse escorrer mais livre; o mais interessante é que depois disso tudo nossa casa ficou mais alegre e bonita e nosso terreno parece que ficou com mais espaços, legal não!

- Mas! Uns dois meses atrás, ao assistir o repórter na televisão, soube que os mosquitos da dengue estão mais fortes, falam até que estão mutantes, eu não sei o que é isso, mas não é coisa boa, pois tem muita gente morrendo com essa doença; fiquei novamente assustada e resolvi mobilizar a minha comunidade a fazer o que eu fiz em minha casa, elaborei um papel informativo sobre a dengue, mandei imprimir numa gráfica, onde acentuei os sintomas, como atuar nesse caso, formas de prevenção e outras informações pertinentes, conforme abaixo:

ATENÇÃO!!! PREVENÇÃO CONTRA A ¨DENGUE¨, ESSES CUIDADOS SÃO MUITOS IMPORTANTES

* Passe repelente nas pernas e braços, principalmente em crianças e idosos; * Vista os seus filhos e idosos com calça comprida, camisas com mangas compridas, meias e sapatos; * Não deixe água parada, esvazie todos os recipientes ou tampe-os;

* Limpe o seu terreno e a laje da sua casa ( lixo ); * Use mosquiteiros em berços e camas e observe debaixo de mesas , cadeiras e em armários a presença do mosquito;

* Use telas nas janelas e utilize ventiladores para espantar os mosquitos.

SE CONTAMINADO TENHA ESSES CUIDADOS:

* Procurar um médico urgente (fazer exame de sangue);

* Tomar muito líquido (hidratação);

* Tomar soro caseiro (uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal em um copo de água, tomar aos poucos

* Repouso absoluto e se alimentar bem.

SINTOMAS DA DOENÇA EM CRIANÇAS:

* Falta de apetite – Dor abdominal forte e duradoura – Enjôo – Vômito, que pode vir com sangue – Diarréia – Dor nas articulações – Irritação – Sonolência – Dor de cabeça – Sangramento nasal e na gengiva (se for do tipo hemorrágico) – Mancha vermelha na pele e febre persistente que não baixa com medicação.

Obs: O tempo de manifestação da doença leva de 4 a 10 dias, em média 7 dias, parecendo ser uma gripe, às vezes há uma melhora no início do tratamento, fique atento, pois pode haver uma recaída após 3 ou 4 dias passados, portanto, mantenha a medicação e a observação constante.

* Uma alternativa durante o dia é usar os ventiladores a uma altura que ventile as pernas, pois os mosquitos da dengue voam a uma altura de 1 (um) metro, e isso o manterá afastado de seu raio de ação.SINTOMAS DA DOENÇA EM ADULTOS:

Obs: Os sintomas em geral são parecidos com os das crianças, porém, pode surgir dor nos globos ocular, corpo mole (indisposição) e sonolência.

Deve-se tomar muito cuidado com idosos e gestantes, pois esses quadros são de mais perigos por serem mais sensíveis, principalmente as gestantes, pois pode haver deslocamento da placenta, abortos e partos prematuros, além da contaminação de feto pelo vírus da dengue.

VAMOS AGIR - PROCURA-SE O MOSQUITO DA DENGUE...

CARACTERÍSTICAS:

Tamanho: Até 0,50 cm – Preto com riscas brancas nas pernas e corpo – Gosta de calor e umidade – Costuma picar durante o dia, mas na febre do rato ataca à noite – Vive no interior das casas – Gosta de se esconder debaixo de mesas, cadeiras e outros – A fêmea é quem ataca – Voa numa faixa de até 1 (um) metro de altura do chão – Seu ruído ao voar é quase imperceptível – Sua picada é indolor – Coloca 2 (dois) mil ovos em vida – Coloca seus ovos perto de águas paradas – Quando chove os seus filhotes nascem em 30 (trinta) minutos – As larvas viram mosquitos em 5 (cinco) dias e vivem em média 30/45 (trinta/quarenta e cinco) dias.

É MOLE!!! É OU NÃO É UMA GUERRA...

Prepare-se e vamos a luta, todos juntos; verifiquemos nossas caixas dágua, pneus velhos, entulhos e lixos, cisternas e poços, vasos sanitários, ralos, vasos e pratos de plantas,

bebedouros domésticos, calhas, piscinas, lagos, cascatas e espelhos dágua, bromélias e plantas que acumulem água, bandejas de ar- condicionado e outros...

VAMOS MATAR AS LARVAS DO MOSQUITO, AGORA É GUERRA.

- Fiz uma reunião na Associação de Moradores com todos e saímos em campo, foi muito gratificante, distribuímos os panfletos, tiramos dúvidas, coletamos muito lixo e eliminamos muitos focos do mosquito; nossa comunidade está há muito tempo sem ter um caso de dengue e eu acredito que seja o fruto de nossas preocupações com as nossas famílias, pois quem mais sofre com essa terrível doença são as crianças e idosos que não têm resistências orgânicas para combater uma doença tão cruel quanto a dengue .

Em tempo:

Denuncie focos de dengue no Rio de Janeiro, pelos telefones:

0800 6000424 (em todo o estado)

2575 0007 (de 2 a 6 feira, das 8 às 20 horas)

Para doar sangue Disque-Sangue :0800.2820708

Remédios:

Não tome antitérmicos que contenha acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Doril, Sonrisal, Migrane, Engov e similares), o certo é não tomar nenhum remédio, mas sim muito soro caseiro, água, procurar se alimentar com frutas e muito repouso, e procurar um médico para ser medicado de acordo com os exames de sangue que devem ser feitos imediatamente.

Sintomas da dengue hemorrágica:

Sangramento nasal, nas fezes, na gengiva e outras mucosas.

Observações:

A mamãe que estiver com dengue, se possível, evitar o aleitamento, pois a dengue pode ser transmitida ao neném pelo leite, procure outras alternativas até passar a crise ou procure um médico para ter uma orientação.

Trabalho sobre a DENGUE – Autor: Vicente Freire – 31 de março de 2008.