A Joaninha e a Lagarta

A joaninha estava passeando pelo galho da árvore quando encontrou uma lagarta.As duas começaram uma conversa e depois de algum tempo a lagarta perguntou:

-Joaninha, você vai participar do concurso de beleza?

E a joaninha com um tom prepotente respondeu:

-Vou sim e tenho certeza de que irei ganhar.

A lagarta, muito animada, respondeu:

-Eu também irei.

-Oh querida!Pobre de você. É tão feia. Como pode pensar em participar de um concurso de beleza?-Retrucou a joaninha.

-Antes do concurso eu passarei por uma metamorfose e me tornarei uma esplêndida e colorida borboleta.

-Impossível minha amiga.Está fantasiando algo que nunca acontecerá.Quem nasce lagarta morrerá lagarta.

-Você está enganada.Todas as lagartas fazem metamorfose e se transformam em borboleta.Como pode não saber disso?

-Isso é o que iremos ver.Aposto que não se tornará uma borboleta nunca.

E depois disso a joaninha foi embora sem nem se despedir da lagarta.Um tempo depois chegou a hora da lagarta sofrer metamorfose.Enquanto isso a joaninha se vã gloriava para todos os bichos dizendo que ninguém ali era mais bela do que ela e por isso ganharia o concurso de beleza.A noite do tão esperado concurso chegou e só haviam dois animais inscritos,uma joaninha e uma borboleta.Todos os outros bichos ficaram com medo mediante a beleza e as palavras da joaninha.

A primeira a exibir todo o seu charme foi a joaninha, que entrou no palco toda confiante.Ela pensou:

-Só tenho uma concorrente.Esse prêmio já é meu.Não existe neste lugar animal tão lindo como eu.

Pouco depois entrou a sua concorrente.Todos os bichos ali presentes ficaram maravilhados com o esplendor, o colorido e a beleza estonteante daquela borboleta.Não era uma um animal como os outros, era uma borboleta maravilhosa e de inigualável elegância.Logo em seguida foi anunciado que a vencedora era a borboleta.A joaninha ficou revoltada e foi tomar satisfações com a borboleta:

-Como você pôde roubar o meu prêmio?

-Pode ficar com ele eu não faço tanta questão assim.

-De onde você veio?Eu nunca te vi por aqui.Deve ter vindo de longe só para tomar o que é meu por direito, não foi?

-Você não está me reconhecendo?-Perguntou a borboleta.

-Claro que não.Eu nunca te vi antes.Como posso te reconhecer se nem te conheço?

-Você me conhece sim.Não se lembra que conversamos outro dia na árvore?

-Não acredito que você é aquela lagarta feiosa.

-Pode acreditar, como eu te disse sofri metamorfose e me transformei numa linda borboleta.

-Mas como pode?

-Certamente você só consegue ver a si e não presta atenção nas coisas que te rodeiam, por isso não sabia que eu sofreria metamorfose.Mas aqui estou eu.

A joaninha saiu de lá muito triste, não porque perdeu o concurso, mas porque viu que seu egocentrismo a deixava cega.Além disso, também estava muito envergonhada por não ter acreditado na lagarta e ter humilhado ela, sendo que a própria joaninha estava se expondo ao ridículo falando sobre coisas que não sabia e se vã gloriando.Desde esse dia ela aprendeu a ser mais humilde, confiar mais nas pessoas e não falar sobre aquilo que não sabe.

Nízia Rodrigues
Enviado por Nízia Rodrigues em 19/05/2008
Código do texto: T996481