DESNUDANDO A ÉTICA...

Quando o assunto é ética, preliminarmente, há de se indagar: o que dizer sobre a ética e os problemas atuais, levando em conta a primeira definição do termo e a crítica dos mestres da suspeita?

Pois bem, a ética fundamentada nos primeiros conceitos, em conformidade com a vivência de Sócrates e os Sofistas e, não obstante as demais conceituações que foram se juntando ao termo, necessariamente, vai ao encontro do conceito que hoje temos.

Entretanto, há nesse lapso temporal uma intercessão bastante significativa, qual seja, uma "desconstrução" desse termo; trabalhada cronologicamente por Karl Marx (1818-1883), Friedrich Nietzsche (1844-1900) e Sigmund Freud (1856-1939). São os chamados Mestres da suspeita.

Ora, por mais coeso que tenha sido o trabalho dos mestres da suspeita, ainda persistiu o significado do termo ética, no entanto, com mais reflexos sobre a vida em sociedade que, inevitavelmente, o ser humano imprescidivelmente necessita da ética. Mas que ética é essa?

E esse ser humano, hoje, confrontado por inúmeros problemas consegue mascarar as possíveis designações do termo ética.

Machado de Assis, em seu conto "A igreja do Diabo", expõe de maneira admiravelmente irônica esse ser humano contraditório. O homem, hoje, ante seus inúmeros problemas cria também faces diferenciadas para vivênciar as contradições de sua própria criação, isto é, no meio de todo aparato tecnológico e conforto, está o homem solitário e carente. Ao mesmo tempo em que se está "plugado" ao mundo pela internet, não consegue olhar nos olhos de seu vizinho, seu irmão etc.

A ética, portanto, encontra-se, hoje, fragmentada por classes profissionais. Não se coaduna com o termo universal, recheado pelos valores primeiros, não! Invariavelmente, o termo ética ante toda a problemática de nossos dias, encontra-se apoiada em conformidade com os interesses que são latentes em camadas sociais diversificadas.

Não há, a meu ver, outra argumentação tão eficaz em vários níveis de nossa sociedade, em que, efetivamente, põe-se no cerne dos argumentos o termo ética. Isso causa uma repercussão forte e inquietante nas pessoas, ainda que elas não conheçam, em plenitude, o real significado do termo ética. Exemplos: ética jornalista, ética médica etc; como dizia Machado: "O ser humano utiliza-se de várias máscaras que se confunde com o seu próprio eu".

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 14/03/2008
Código do texto: T900758