Harlock em sua costumeira solenidade.

 

CAPITÃO HARLOCK episódio 2: as mazones

 

CAPITÃO HARLOCK episódio 2: as mazones

Miguel Carqueija

 

O Capitão Harlock, criado pelo talentoso Leiji Matsumoto (de “Patrulha Estelar”) é um personagem fatídico, melancólico, de obscuro passado, cujo drama é atestado pela grande cicatriz em seu rosto. Obrigado a ficar fora da Terra, em sua nave Arcádia — embora, quando necessário, ele desça — Harlock é visto como um fora-da-lei e ostenta mesmo a bandeira dos piratas. No entanto ele é o guardião da Terra, pois o governo unificado, no ano de 2977, é incompetente e leviano. Aliás, de forma incrível e caricata.

Harlock sabia da existência das “mazones” — alienígenas que por algum motivo querem se apossar da Terra. Um grande objeto circular com inscrições desconhecidas pousou na capital causando destruição. Dois cientistas, Daiba e Cuzco, enxergam no objeto um estandarte, um sinal de tomada de posse, como os próprios terrestres fizeram com a Lua. Mas o Primeiro Ministro não quer saber de nada e prefere jogar golfe. Seus auxiliares não querem ser interrompidos na cerimônia do chá.

Tadashi, filho do Professor Daiba, participa das pesquisas; aparentemente é um cientista, embora não conste título. Aliás as bases que eles utilizam, como um tal Departamento Central de Pesquisas, estão estranhamente vazias e ficam abertas. Não dá para entender.

 

Daiba tenta sem êxito conscientizar as autoridades da gravidade da situação.

 

Resenha do episódio 2 – Mulher que queima rapidamente – da primeira temporada do seriado de animação “Capitão Harlock” (Uchu Kaizoku), Japão, 1978. Direção geral de Rintaru. Consta a direção de Katsumi Minoguchi em um episódio.

Elenco de dublagem:

Capitão Harlock...............................Makio Inove

Tadashi Daiba..................................Akira Kamiya

Mime...............................................Noriko Ohara

Comandante Key Yuki......................Chiyoko Kawashima

Mayu Oyama....................................Chiyoko Kawashima

Raflesia.............................................Haruko Kitahama

Primeiro Ministro.............................Joji Yanami

Professor Cuzco................................Hiroshi Ohtike

Narrador...........................................Hidekatsu Shibata

Professor Daiba................................Yonehiko Kitagawa

Android.............................................Kenichi Ogata

Comandante Mitsuru Kiruta.............Jidekatsu Shibata

 

O Professor Daiba, seu filho Tadashi e o Professor Cuzco: ninguém mais (fora Harlock e sua tripulação) se preocupa?

 

“No entanto, suas metas se tornaram vazias e fracas.”

(Narrador)

 

“Não posso acreditar no quanto o homem se degenerou.”

(Professor Daiba)

 

“Talvez uma raça como essa devesse ser aniquilada.”

(Professor Daiba)

 

“Se você é um homem, você fará o que deve ser feito antes de começar a chorar.”

(Capitão Harlock para Tadashi Daiba)

 

O Professor Daiba revela seu desencanto a Tadashi.

 

Harlock só interfere depois do assassinato do Professor Daiba por uma das mazones, que vestia mantos que a cobriam quase completamente. A morte de Daiba ér exageradamente dramática: atingido pelo raio de uma arma ele é atirado longe em câmera lenta e tomba ao chão já morto, e só então Tadashi aparece, tardiamente para socorrer seu pai. A mazone tenta também matar o Tadashi, mas Harlock chega e dispara nela. E aí ocorre o fenômeno mencionado no título: a mazone queima como papel, inteiramente e num instante, restando apenas cinzas.

A rigor as mazones — como Key vem a explicar a Tadashi — não são mulheres, apenas parecem com elas. São seres vegetais, que um dia viveram na Amazônia, daí o seu nome. Mas estou antecipando...

Harlock quer que Tadashi entre para a tripulação da Arcádia. Este até visita a espaçonave, mas fica decepcionado com o comportamento da tripulação, que lhe parece frívolo. Detalhe típico é a Mazu, cozinheira, perseguindo com dois facões o gato do Dr. Zero (médico) e o pássaro negro do Capitão Harlock (esse pássaro lembra um pouco um corvo, mas é demasiado esguio).

Harlock é curto e grosso e quando Tadashi se desespera diante do cadáver do pai, Harlock lembra que antes de chorar ele tem de examinar a fita que estava com Daiba. É uma fita de vídeo, do tipo que existia na época de produção do seriado, completamente anacrônica no ano de 2977. Dava uma ideia tosca da localização das mazones, em região longínqua do espaço.

Com certeza, a guerra está apenas começando.

 

A Comandante Key Yuki explica a Tadashi o que se supõe que sejam as mazones, vindas dos confins do espaço.

 

Rio de Janeiro, 9 e 11 de abril de 2024.