Harlock é um dos heróis mais fechados do cinema e seu passado é um mistério. Reparem na grande cicatriz em seu rosto.

 

CAPITÃO HARLOCK episódio 3: a decisão de Tadashi

 

CAPITÃO HARLOCK episódio 3: a decisão de Tadashi

Miguel Carqueija

 

Um dado estranho nesse mundo futuro imaginado por Leiji Matsumoto é a total inconsciência do Primeiro Ministro e seus auxiliares (todos homens) e do chefe da guarda, em relação à situação que se desenha. O Primeiro Ministro é por demais ridículo, interessado em festas, golfe, em parques de diversões, e não quer enxergar o caráter anômalo da formação em forma de meia-esfera q ue pousou na cidade, os sinais em linguagem estranha e sua aparente função de estandarte, colocado em sinal de posse, como os próprios terrestres fizeram em outros mundos.

O mais aberrante, porém, é não darem atenção aos assassinatos do Professor Daiba, pai de Tadashi, e depois do Professor Cuzco.

Talvez esses personagens devessem ter sido poupados.

Como se tudo isso não bastasse o jovem Tadashi, por ter estado na espaçonave Arcádia, do Capitão Harlock, é preso acusado de traição e condenado a longa pena sem assistir sequer ao julgamento.

 

O Professor Cuzco fala a Tadashi da decadência da raça humana em 2977. Uma humanidade estagnada, que só pensa em diversão e conforto, e não leva a sério as ameaças à sua estabilidade.

 

Resenha do episódio 3 – Sob a bandeira da liberdade – da primeira temporada do seriado de animação “Capitão Harlock” (Uchu Kaizoku), Japão, 1978. Direção geral de Rintaru. Consta a direção de Katsumi Minoguchi em um episódio.

Elenco de dublagem:

Capitão Harlock...............................Makio Inove

Tadashi Daiba..................................Akira Kamiya

Mime...............................................Noriko Ohara

Comandante Key Yuki......................Chiyoko Kawashima

Mayu Oyama....................................Chiyoko Kawashima

Raflesia.............................................Haruko Kitahama

Primeiro Ministro.............................Joji Yanami

Professor Cuzco................................Hiroshi Ohtike

Narrador...........................................Hidekatsu Shibata

Professor Daiba................................Yonehiko Kitagawa

Android.............................................Kenichi Ogata

Comandante Mitsuru Kiruta.............Jidekatsu Shibata

 

Cuzco, pesquisando o objeto misterioso, descobre dados alarmantes. Mas o governo não o leva a sério.

 

 

Harlock mostra a Tadashi a bandeira pirata - a caveira com dois ossos cruzados. Estranhamente, para Harlock é a bandeira da liberdade.

 

“Jogando minha vida fora, eu continuo.”

(Capitão Harlock, na canção-tema de abertura)

 

“Capitão Harlock, por quem você luta?”

(Daiba Tadashi)

 

“Todos têm seus segredos.”

(Comandante Yuki Kei)

 

“Tadashi-kun, a Terra não entenderá que estamos diante de nossa ruína, até que algo aconteça.”

(Professor Cuzco)

 

“Aquele estandarte não está aqui por nada. Eu descobri que ele está constantemente emitindo sinais, usando ondas dimensionais para alguém que espera muito longe daqui. É o convite contínuo da Terra, para alguém que está muito longe.”

(Professor Cuzco)

 

“Lute pelo que há em seu coração.”

(Capitão Harlock para Tadashi Daiba)

A bordo da Arcádia, Tadashi conversa com o androide (semelhante a um personagem de "Guerra nas estrelas", franquia lançada um ano antes por George Lucas)

Enquanto isso a Arcádia, sob a firme direção de Harlock e Yuki Kei, trava nas proximidades da Terra uma feroz batalha contra as naves das mazones, as invasoras do espaço exterior, que parecem mulheres mas na verdade são seres vegetais de antiga ligação com a Terra, e que arrogantemente se intitulam “onipotentes”.

Daiba Tadashi, convidado por Harlock, estranhou o ambiente descontraído da Arcádia, mas a verdade é que, na hora da ação, a tripulação funciona mesmo. Mas depois de ser preso e escapar, tornando-se um fugitivo, ele resolve usar o comunicador que Kei lhe dera e se comunica com a Arcádia, agora disposto a ser também um pirata.

A notar que a jovem Yuki Kei, comandante da Arcádia, é de uma lealdade exemplar ao Capitão Harlock, inclusive na maneira discreta como ela se refere a ele, quando Tadashi quer saber quais as motivações de Harlock.

 

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2024.