Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dia nacional do surdo

O dia nacional do surdo (26 de setembro) nos traz à mente a seguinte reflexão: quais os avanços e os desafios encontrados na caminhada dessas pessoas?
Como avanço podemos citar duas grandes conquistas: o reconhecimento legal e oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras) - sendo uma língua com características próprias e não uma mera transcrição. E a implantação, nas universidades federais, do curso de graduação em letras com especialização em Libras.
Contudo, essas conquistas não sanam todos os problemas enfrentados pelos surdos. Órgãos, que representam os surdos, como a
Associação de Surdos de Pernambuco, sofrem com a falta de divulgação e reconhecimento da grandeza que possuem.
O principal empecilho é a falta de políticas que valorizem a capacidade dessas pessoas. Muitos oportunistas criam políticas públicas distantes da realidade dos surdos - como as que tentam inseri-los em classes de ouvintes com intérpretes. Essa é uma atitude errada, pois os surdos não querem que as  escolas,  apenas, repassem o conteúdo e sim os ajude a construir pensamentos e conhecimento, como uma escola normal deveria fazer.
Nosso dever, como cidadãos, é o de tentar alterar essa ordem, estabelecidas por charlatões, que pensam ter mais capacidade que os surdos para ensinar-lhes sua própria linguagem. Devemos lutar por políticas sociais mais condizentes com a realidade das pessoas a serem atendidas e  pelo final da falta de ética por parte dos falsos professores de Libras.
Thiago Ivo
Enviado por Thiago Ivo em 30/09/2008
Código do texto: T1204800
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Thiago Ivo
Juazeiro do Norte - Ceará - Brasil, 32 anos
281 textos (10284 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/05/21 06:59)
Thiago Ivo