KARMA(LEI DE CAUSA E EFEITO)

VOCÊ JA DEVE TER OUVIDO FALAR DE KARMA, MAS VC SABE O QUE É?

Em sânscrito, Karma significa, fisicamente, ação; metafísicamente, significa a lei da retribuição ou de causa ética.

Karma é a lei de ação e reação, de causa e efeito.

Uma vez resolvido a construir o seu futuro o homem reconhece que moldando o caráter, prepara e compõe o seu destino. É ele o senhor da situação, um ser vivo, ativo, senhor da sua vontade, capaz de agir sobre as circunstâncias e sobre si mesmo. Habituado desde há muito a cumprir as grandes leis morais, as que regulam a conduta da humanidade, estabelecidas pelos Instrutores Divinos, nascidos de idade em idade, compreende agora que as bases dessas leis são os princípios fundamentais da natureza e que a moralidade é apenas a ciência aplicada à conduta do homem; e vê que, na vida quotidiana, é extremamente fácil neutralizar os resultados maus provenientes de ações más, para o que basta aplicar no mesmo ponto uma força de igual intensidade e de sentido contrário, isto é, dirigido para o bem. Um indivíduo qualquer dirige contra outro um pensamento mau; o segundo podia defender-se desse pensamento servindo-se de um igual natureza, e, nesse caso, as duas formas-pensamentos fundir-se-iam numa só, como duas gotas d’água, e uma fortalecia e intensificava a outra; mas sabe que existe o Karma, e opõe à força da compaixão, por exemplo, e reduz a outra a pó; a força pulverizada já não pode ser animada pela vida elemental; a vida volta ao seu foco, a forma desintegra-se, a compaixão destrói-lhe o poder para o mal e "o ódio cessa com o amor".

Os Instrutores Divinos que falaram com autoridade sobre o dever de combater o mal com o bem, baseavam os seus ensinamentos no conhecimento que tinham da lei; os discípulos que lhes obedecem, sem perceber inteiramente a base científica do preceito, tendem por vezes a intensificar inconscientemente o mau Karma, respondendo ao ódio com ódio; mas os que sabem, destroem refletidamente as formas do mal, porque compreendem bem os fatos sobre os quais os Mestres sempre basearam o ensino, e ferem de esterilidade as sementes do mal, impedindo assim uma colheita futura de sofrimento.

É pois de coração alegre, que o homem deve encarar o Karma doloroso; é preciso aceitá-lo com alegria; vale mais tê-lo no passado do que no futuro, e cada dívida saldada é uma libertação e, uma evolução pisico-físico-espiritual.

Infelizmente, para a maior parte dos ocidentais, a lei não passa de uma quimera e, para muitos teosofistas, a crença no Karma é mais um assentimento de ordem intelectual do que uma convicção viva, fecunda, do que uma lei à luz da qual se vive a existência.

O Karma força-nos a renascer continuamente e liga-nos à roda dos nascimentos e das mortes.

Aquele que as compreender com clareza, em tudo que elas encerram, verá desanuviar-se-lhe o espírito e desvanecer-se a maior das dificuldades inerentes ao assunto e aprenderá o princípio fundamental da operação Kármica.

nova era
Enviado por nova era em 06/05/2005
Código do texto: T15191