A VITÓRIA DO PALETÓ - Outubro de 2000- (Celismando Sodré Farias)

A VITÓRIA DO PALETÓ

( Celismando Sodré Farias-Mandinho –Outubro de 2000)

...E O PALETÓ VENCEU!!! Jamais se viu tamanho reboliço naquela cidade, os comentários rolavam soltos, alguns procurando entender, a grande maioria comemorando. “Como pode? Como é que se explica um paletó vencer uma eleição!” Só sei que era fato e a notícia começou a se espalhar pela região, chegando até a capital do Estado de SANTA PACIENCIA. “Um paletó ganhou as eleições! Onde? Lá em CURRAL ETERNO, cidade do sertão de SANTA PACIENCIA”. Era o que se ouvia falar em toda o Estado. Dizem que até um certo senhor feudal (o último remanescente do mundo democrático), falou com toda pompa e orgulho: “está vendo!! Meus eleitores são como gado, para onde eu tocar eles vão, No meu grupo e com meu apoio, até um paletó vence”.

Só sei que a festa continuava, fogos de artifícios, discursos e os questionamentos começaram a aparecer: “Como conseguiram registrar a candidatura de um paletó?” Boatos apareciam de todos os lados, alguns afirmando que foi obra do secretário de treitas e estripulias, o Sr: ESPERTULINO DA SILVA, e o advogado ETI KAJÁ ERA; convenceram o juiz o Dr; MILSU BORNO VENHA e os ilustres membros do TRE , que Paletó era o nome de uma pessoa, apresentaram todos os documentos, sem faltar nada; a própria Justiça eleitoral, presidida pelo incansável defensor da ética e da moral, o Dr: SODESIN TERESSE, não se deu conta que a candidatura era de um mero casaco de pano.

Um gozador, assíduo freqüentador da birosca “Jacus BAR Leados”, onde freqüentava a minúscula oposição dizia: “ esta cidade era a verdadeira SUCUPIRA, do grande autor Dias Gomes, aqui tudo pode”. Estes gozadores que faziam parte dos contras, eram chamados de comunistas pelo grande comerciante e financiador da campanha do Paletó, o Sr: MIAU QUER-VERBA, inclusive o próprio Miau já disse que será o próximo candidato do grupo, isso se o Paletó não tentar a reeleição.

A festa continuava... O Carro de Som tocava as “belas” músicas da campanha, neste momento, passa um grupo de professoras do GPA (Grupo dos Professores Assombrados), entidade que contribuiu de forma decisiva para vitória do paletó, doando salários, inclusive vários décimos terceiros; o GPA foi de total importância por serem formadores de opinião e pregar o voto de consciência e a liberdade de escolha. E carregando uma faixa muito criativa de apoio ao Paletó, onde dizia: “O PALETÓ TAMBÉM É GENTE”, passa confraternizando com o GPA, os jovens estudantes da galera do TVQB (troca-se o voto por qualquer besteira ), jovens de uma ideologia política extremamente consistente e que sabem o seu papel de cidadania. Dizem que eles sofreram a “benéfica” influencia nas escolas onde ensinam os conscientes professores do GPA.

A Cidade de CURRAL ETERNO Era uma alegria só! . Um caso interessante que era comentado de balcão em balcão, de praça em praça, era do Vereador DECÁ O”MEU, é que ele tinha prometido quatrocentos votos ao paletó no seu reduto eleitoral e só apareceram nas urnas trezentos e noventa. “Isso é um afronto!” Disse ele: “dessa vez a madeira deita, vou mandar fazer uma investigação e se descobrir quem foram esses dez rebeldes, eles vão passar o resto do mandato andando de jegue para a sede do município e continuar pagando a passagem como se fosse de carro”.

A grande cobertura da festa da vitória, ficou a cargo dos jornalistas SOTÉM PAPO, VENDISI UMA VOZ e do radialista MANY PULA SACO. Um dos grupos mais animados era a ASSOCIAÇÃO DOS AGIR OTAS, grupo que sempre ajudou a instituição de caridade SONOSSOS BOLSOS, eles vão poder continuar com suas práticas humanitárias de ajuda ao próximo, inclusive às criancinhas carentes do município; é de comover, observar o tanto que essa associação pensa no bem comum.

O atual prefeito, que agora deixa o poder e que administrou o município com incrível austeridade e justiça, cujo o lema de Governo era “Curral Eterno não é a casa da Mãe Joana, é pior”, ZELÃO MANDANADA, batia no peito e gritava pra todo mundo ouvir: “eu sabia! Aqui só quem ganha é o candidato do prefeito, mesmo que seja um PALETÓ!! Não adianta nem tentar!! Isso foi para provar que quem sai do grupo se ferra!” Alguns diziam que essa mensagem tinha endereço certo, na verdade era para o ex-prefeito o sr: HENRY COOL HONESTINO, que tinha brigado com o atual prefeito porque cada um queria ser mais honesto do que o outro, na divisão e apropriação do dinheiro público.

Os novos vereadores eleitos, quase todos com Pós- Graduação em Direito e em Ciências Contábeis, prometeram que vão legislar e fiscalizar de forma intensa e transparente a administração do Paletó, afirmando inclusive que todos serão implacáveis na fiscalização e independentes na atuação; ao saberem disso a esquerda festiva do “jacus BAR leados” caiu na gargalhada; “como são gozadores esses oposicionistas!!” Disse o Sr: ESPERTULINO DA SILVA , é por isso que não ganham nunca, levam tudo na brincadeira.

Eis que de repente surge mais uma rajada de fogos. Aponta na praça estourando champanhe e jogando cerveja para o alto na mais pura alegria, o grande empresário o Sr: KUANTOMAIS VERBAMELHOR, é que ele é dono da empreiteira RAPAVERBAS L.T.D.A, que sempre prestou serviços para a Cidade de CURRAL ETERNO de forma limpa, vencendo todas as licitações. Os comunistas da birosca “jacus BAR leados”, sempre inventaram várias calúnias sobre a conduta de VERBAMELHOR, mas até agora ninguém provou nada. Dizem que o pai de VERBAMELHOR, todo orgulhoso do filho sempre dizia; “podem chamar meu filho de tudo, até de larápio, menos de pobre”.

Todos param neste momento, para ver o desfile do pessoal do TVPM (Troca-se voto por migalhas), todas as eleições que aconteceram em CURRAL ETERNO, sempre foram decididas por esse grupo; por isso o respeito e os aplausos de todos, menos os radicais do “jacus BAR leados”, que são uns cegos e ingratos segundo o grande empresário MIAU QUER-VERBA, que é o presidente da ASSOCIAÇÃO DOS AGIR OTAS SONOSSOS BOLSOS e que foi lembrado por suas obras pela paz e pela caridade, para receber o prêmio BELZEBU DO ANO.

Neste momento, aponta uma grande carreata no final da rua, com vários comerciantes da cidade, eles carregam com todo orgulho o grande vencedor, O PALETÓ. Tais comerciantes foram decisivos para a vitória, fornecendo cestas básicas, materiais de construção e outros produtos, sempre embasados numa contabilidade austera, com notas fiscais legítimas, na mais completa honestidade, desprovidos de quaisquer objetivos pessoais e escusos. Estes comerciantes que sempre amaram a cidade de CURRAL ETERNO, buscando sempre o seu progresso e agindo de forma desinteressada, merecem esta grande comemoração.

Porém, incontestavelmente, os mais eufóricos eram os funcionários da prefeitura de Curral Eterno. Que alegria! Que emoção! É de contagiar qualquer um. Num exemplo de desprendimento total, os funcionários, em prol da candidatura do Paletó, chegaram a fazer um acordo com o prefeito MANDANADA, onde ficou acertado que, a cada dois meses trabalhados, eles recebiam apenas um salário, o outro seria doado para fazer caixa de campanha, exceto os mais chegados de MANDANADA, que trabalhariam um mês e ganhariam por dois; o objetivo de tal acordo, tão justo e nobre, foi arrecadar fundos para a campanha do paletó. A idealizadora desse acordo foi a secretária municipal para todos os assuntos administrativos, financeiros, corriqueiros e encrenqueiros; Dona ANTY PATY ZADA DA SILVA.

Lá vem na maior alegria , com todo o seu jeito humilde; o Dr: SURRU PI ANO MÃOLEVE, ele chegou em Curral Eterno há alguns anos atrás e ganhou a simpatia de todo o povo Curraleternense, porque sempre se manteve simples e humilde por gostar de ajudar o próximo, sua honestidade talvez só se compara a da Irmã Dulce, (com o perdão da comparação). De repente começaram a rolar alguns boatos de que o TSE poderia anular as eleições e todos ficaram apreensivos. Mas, babando de cerveja, meio arrepiado, gritou o eterno secretário de treitas e estripulias, o Sr: ESPERTULINO DA SILVA: “Só se eu não for mais vivo pra fazerem isso, afinal... se um jumento tem sete treitas, eu tenho treitas de SETE MIL jumentos.

De repente, alguém lembrou olhando para o relógio: ACORDA CIDADE , JÁ É DE MANHÃ!! E o dia amanheceu e todo mundo despertou para a realidade. Com três meses depois a Justiça Eleitoral, depois de várias liminares, mandatos suspensivos, prorrogações e outros recursos que torna a justiça do Estado de SANTA PACIÊNCIA incrivelmente ágil e incorruptível, anulou a eleição do Paletó e marcou uma nova data para a realização de uma nova eleição; devido à repercussão do fato a nível nacional e a fama obtida pelo Casaco de Pano. A vitória do candidato apoiado pelo PALETÓ foi ainda mais esmagadora. Dizem que a festa foi de arromba...

No outro dia, na praça principal da cidade, próximo ao Bar dos Jacus BAR Leados, apareceu uma faixa com os seguintes dizeres: “PODE SE ENGANAR TODO O POVO POR ALGUM TEMPO; PODE SE ENGANAR PARTE DO POVO POR TODO O TEMPO; MAS, JAMAIS SE ENGANARÁ TODO O POVO POR TODO O TEMPO. Muitos não entenderam patavina de nada do que estava escrito. Porém, os poucos que entenderam, mantiveram acesa a esperança.

OBS: Este conto é uma obra de ficção, qualquer semelhança com pessoas, lugares ou fatos reais, terá sido mera coincidência.

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 14/08/2009
Código do texto: T1753249