AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM

A concepção de linguagem é tão importante quanto à postura que se tem relativamente à educação. Normalmente tem-se levantado três possibilidades distintas de conceber a linguagem, das quais apresentamos a seguir os pontos fundamentais e mais pertinentes para o nosso objetivo.

AS TRÊS POSSIBILIDADES DE CONCEPÇÃO DA LINGUAGEM

LINGUAGEM COMO EXPRESSÃO DO PENSAMENTO:

Para essa concepção as pessoas não se expressão bem porque pensam mal. A enunciação é um ato monológico, individual, que não é afetada pelo outro, nem pelas circunstâncias que constituem a situação social em que a enunciação acontece.

Portanto, para essa concepção, o modo como o texto, que se usa em cada situação de interação comunicativa, está constituído, não depende em nada para quem se fala; em que situação se fala: onde, como, quando, para que se fala.

LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO

Nessa concepção a Língua é vista como um código, ou seja, como um conjunto de signos que se combinam segundo regras, e que é capaz de transgredir uma mensagem. O sistema é percebido como um fato objetivo externo à consciência individual e independente deste.

A LINGUAGEM COMO FORMA OU PROCESSO DE INTERAÇÃO

A linguagem é, pois um lugar de intenção humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situação de comunicação e em um contexto sócio-histórico e ideológico.