Novo currículo estadual: área de Língua Portuguesa

RESENHA CRÍTICA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Área de Língua Portuguesa. ______. Novo currículo estadual – Sedu, 2009

A leitura ao novo currículo do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa do Estado proporciona ao profissional da área uma grande expectativa quanto ao trabalho docente e um desejo colocar em prática o conteúdo nele existente.

O currículo aborda temas importantes, que até hoje não são discutidos em sala de aula. Dentre eles pode-se citar: o ensino da língua materna e a variação linguística, contrariando o ensino tradicional e normativo da gramática que tem como objetivo uniformidade da língua. Isso evidência um quadro de ensino sem nenhuma preocupação com a realidade do aluno, ignorando todo conhecimento linguístico que ele traz de sua comunidade.

O documento também retrata a importância da interação entre o aluno e o professor em que o aprendizado deve acontecer através da troca de conhecimentos e de experiências entre ambos. A efetivação disso será um marco para a melhoria da qualidade de ensino, pois atualmente, muitos professores ainda exercem a docência em relação aos alunos não da forma horizontal como o documento sugere, mas de forma tradicional, ou seja, vertical.

Outro elemento importante para que a implementação do currículo seja bem sucedida é o livro didático. O documento postula que o texto é o principal objeto de estudo no ensino da Língua Portuguesa e que todas as atividades devem partir dele. No entanto, os textos contidos nos livros didáticos devem servir apenas como uma indicação para que o professor posse se utilizar delas. Pois muitos desses livros apresentam-se inadequados para o uso, por conter textos literários com linguagem rebuscada, textos fragmentados etc., dificultando, dessa forma, o aprendizado dos alunos.

Quanto ao trabalho dos professores, o currículo mostra que deverão estar em constante processo de estudo e aprendizado. Contudo, com a ampliação da carga horária dos alunos de 800 para 1000 hora, os professores não terão tempo para planejar suas aulas, interagir com outros professores e muito menos para fazer pesquisas, visto que grande parte deles possui dois empregos e não têm horário disponível para permanecer na escola depois do horário de aula.

Ao implementar o currículo, o Estado também deve priorizar capacitações para os gestores escolares, para que eles saibam administrar com consciência e sensatez a verba pública, a fim de garantir não só a melhoria dos espaços físicos da escola, mas também da área pedagógica.

Portanto, para que a disciplina de Língua Portuguesa seja transmitida com fidelidade ao documento, é preciso se pensar em todos os aspectos que envolvam sua implementação. Além disso, deve haver também harmonia entre todos os envolvidos no processo educacional (diretores, professores, alunos, pedagogos, coordenadores e Secretaria de Educação). Pois, dessa forma, o currículo cumprirá seu papel de ferramenta que orienta e organiza o trabalho do professor.

MENEZES, L. F.