REVISTA FEITORIA LOMBA GRANDE – FIEL À PROPOSTA

Em abril de 2012, mês há pouco terminado, o Teixeira, que trabalhou alguns anos no Grupo Editorial Sinos SA, lançou em São Leopoldo a revista Feitoria Lomba Grande, cuja proposta editorial é abordar temas mais especificamente voltados para a região Leste de São Leopoldo, onde cresce uma economia forte num diversificado centro de comércio, e Lomba Grande, distrito de Novo Hamburgo, mais ligado, porém, a São Leopoldo e nos últimos anos muito mais ligado à Feitoria por causa de seu Centro.

Com sua população de cidade média-pequena, e distante em torno de vinte e cinco minutos de ônibus do centro de São Leopoldo, o bairro Feitoria carece mesmo de uma publicação específica, que faça jus a sua importância, dedicando atenção especial a sua história antiga e recente, a seus moradores, sua economia, suas necessidades e valores, etc., e destacando as virtudes locais, os projetos, os empreendimentos e seus grandes e pequenos, mas importantes, acontecimentos e eventos.

E muitas coisas importantes acontecem nesse bairro, não sendo de hoje, mas a maioria desses acontecimentos têm sido passados de largo pela mídia tradicional.

De igual modo, o bairro Lomba Grande, outrora pertencente a São Leopoldo, torna-se um grande pólo turístico, de imensa importância nesses tempos de franca decadência da natureza e acentuado desequilíbrio ecológico, sendo, além de um refúgio nos dias de calor intenso, um reduto para o encontro com o verde, com o ar puro, com o sol, com a tranqüilidade, a paz e a saúde – um lugar de renovação da vida.

E tudo isso carece muito de divulgação e valorização, pois, além das pessoas que aí vivem, e tiram sua sobrevivência dando vida a esses locais (e a Feitoria vai deixando de ser um bairro dormitório para produzir sua própria economia), esses mesmo locais são de vital importância para outras populações, não só das cidades em que se inserem, mas também para populações de outras regiões, como é o caso mais específico da Lomba Grande.

Sendo assim, uma publicação como a revista Feitoria Lomba Grande faz-se mais do que necessária, vindo, portanto, em boa hora. Todavia, carece ser observada para ver-se se corresponderá a sua proposta editorial, não se perdendo entre os meandros do comercial, com o ideal suplantado pelo interesse econômico. E, a julgar pela primeira edição, tudo indica que será permeada de seriedade e fidelidade ao propósito, sendo a edição inaugural um verdadeiro reflexo do bairro Feitoria e Lomba Grande, demonstrando plena correspondência a todos os seus aspectos e população. E, confirmando o valor da publicação, atribuiu-se a ela o preço de capa de dois reais, um valor simbólico, para que não seja vista como banal.

É também excelente Em nível de qualidade material, mas falta-lhe qualidade no aspecto visual, como um lay out mais atraente, profissional e moderno, a começar pelo leterim da marca. Estou certo, porém, que, haja vista a qualidade editorial da primeira edição, também esses aspectos serão aprimorados e em pouco tempo terão alcançado apogeu.

Diante do exposto, resta parabenizar a equipe da revista Feitoria Lomba Grande, em especial o Pedro Teixeira, além desses bairros, por essa publicação e desejar não só sucesso nos aspectos editorial e financeiro, mas a certeza de estar oferecendo algo útil e bom para uma população trabalhadora e cheia de esperança.

Wilson do Amaral