"As pessoas ainda fazem a diferença."

Revista Exame: "As pessoas ainda fazem a diferença."

Por: Mauro Silveira

Ao ler a matéria da Revista Exame, cujo titulo já citado, observa-se a importância de empresas que mantém a saúde de seus negócios usando de diferenciais para manter suas equipes organizadas e principalmente motivadas. Mesmo nos momentos de crise, mostrar transparência mesmo estando em dificuldades, buscar resultados positivos, mostrar aos colaboradores que a crise está lá fora e que todos estão por um mesmo ideal. Isso transforma uma equipe em pessoas de alto estima, consequentemente vem o sucesso.

O feedback é sem sombras de dúvidas um diferencial, pois mostra a preocupação da empresa pelos seus colaboradores que revertem em trabalho e atitude. Observado as 100 melhores empresas brasileiras, observa-se que a disponibilidade da internet para seu pessoal, estimula as pessoas a se sentirem parte do grupo e não somente empregados que tem somente obrigações.

O que diferencia muito uma organização da outra são as políticas adotadas, os próprios funcionários já comparam as políticas existentes entre uma empresa e outra, a própria matéria dessa revista já deixou os colaboradores mais exigentes, pensativos, e questionadores. A era do “Chefismo” já não tem mais valia entre as melhores organizações brasileiras nos dias de hoje, a renovação do RH e seu papel de simples contratar e dispensar pessoal já é coisa do passado, embora sabe-se que não são todas as empresas que chegaram ao grau de Gerência de Recursos Humanos, mas como estamos citando as 100 melhores empresas brasileiras eis o motivo da comparação.

Em tempos de crise, de concorrência à rapidez em mudar é um diferencial, saber se adaptar em curto prazo, mostrar a equipe de maneira eficiente que as mudanças devem ser efetuadas para que a empresa não perca mercado, pois se isso vier a ocorrer todos saem perdendo.

A humanização nas corporações não é somente, dar participação nos lucros, ou salários acima da média, a credibilidade e a transparência são os fatores de maior ascensão de empresas inteligentes, as pessoas precisam se sentir parte da empresa, saber que no seu local de trabalho existe a imparcialidade dos líderes, o envolvimento com o todo organizacional mantém seus colaboradores satisfeitos e o principal, se sentindo importantes para a empresa e a equipe. Investir em pessoas é sem dúvidas a nova maneira de gerir pessoas.

(Elvis R. Jz™)

Curso - MBA em Gestão de Pessoas

Elvis Robert
Enviado por Elvis Robert em 20/10/2012
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