As Lições do Chefe

O chefe chega para o subordinado e diz: “Faça isso, faça aquilo e se tudo der certo o mérito é nosso, mas se der errado, a culpa é sua”. E o babaca vai e faz, dá tudo errado e assume sozinho as consequências do erro.

Alguém já viu esse filme?

Quem tem maturidade não vai na onda do chefe se ele não reza pela cartilha dos bons costumes, da ética e da moral. Imaturo, embarca na canoa furada e depois vai se queixar, quando ela afunda.

Não precisa ser Doutor em administração para saber que quem administra uma empresa privada ou mesmo uma instituição pública deve conhecer os seus estatutos. A peça escrita está sempre elaborada segundo os seus objetivos, a sua meta ou missão. Portanto, segue uma norma previamente estabelecida, objetivando maior probabilidade de acertos, sem o que não se cumpre seu fim especifico. Assim, quando o chefe tem a intenção de desvirtuá-lo, não dá a ordem por escrito, apenas verbal. Eis aí o pecado do subordinado “babaca”, que depois vai ver o sol quadrado e não tem como responsabilizar seu chefe. Portanto, é preciso entender quando suas lições são perniciosas, para não afundar sozinho em seu barco, mesmo que ele esteja mais para um iate do que para uma simples jangada.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 03/07/2015
Código do texto: T5298478
Classificação de conteúdo: seguro