CRISE NOS AEROPORTOS – JUSTIFICATIVA E CONCLUSÃO (08/07/2007)

A crise continua por mais de 300 dias e nada de concreto foi realizado para melhorar o sistema aéreo. Se existem falhas, devem existir motivos que originaram esta situação: falta de planejamento e ineficiência na condução dos problemas detectados.

A falta de investimento no controle de trafego aéreo desencadearam uma onda de irregularidades, aumentando os problemas em todos os setores, nos serviços prestados. Muita conversa e nenhuma ação.

Do valor total das verbas, aprovado no orçamento e destinado a todos os serviços de segurança e para aquisição de aparelhos, com tecnologia mais moderna e o aumento para preenchimento de novos controladores, dariam a segurança e tranqüilidade desejada para o setor.

A péssima administração, por parte da equipe do ministro, na aplicação de recursos liberados para o Ministro da Defesa, foi um dos responsáveis para a maior crise aérea que se tem notícia.

Parece inacreditável, mas nada do que deveria ser realizado foi executado.

O Ministro da Defesa, Aeronáutica, Anac, Infraero, Aviação Civil, informam, depois de tanto tempo, que a completa regularização só será possível a médio e longo prazo. Faltou determinação e coragem para que todos os serviços de melhoria fossem iniciados há muito tempo.

Outro motivo que agravou a crise, foi meramente político, pelas divergências existentes entre o poder civil e a Aeronáutica. Estas são todas as verdades e uma medida enérgica deve ser adotada.

A segurança aérea nacional e o controle de trafego aéreo comercial, exercido pelos controladores deverão ser administrados pelo Ministro da Defesa da Aeronáutica.

Os controladores de vôo foram os responsáveis pelo motim ocorrido e para evitar uma possível greve, o governo concedeu um aumento de 6%.

Para justificar, definir e concluir sobre a crise presente, só tem uma palavra e nada mais: INCONPETÊNCIA.

RODOVIÁRIAS

Aumentou consideravelmente a compra de passagens pelos meios terrestres, devido a crise que vem ocorrendo nos aeroportos. Opção inteligente.

CONGRESSO NAIONAL

É composto por 513 deputados federais e 81 senadores, num total de 594 encarregados de elaborarem as leis.