LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA

Maria Gerusa Gomes Santos

Antes de falarmos sobre literatura infantil na escola, vamos primeiro a pergunta: O que é literatura infantil? Para responder a essa pergunta nos remetemos a Coelho (1986), que argumenta que a literatura é arte, é um ato criativo, que, por meio da palavra cria um universo autônomo, realista, fantástico onde os seres, as coisas, fatos, tempo e espaço se assemelhem ao que podemos reconhecer no mundo concreto que nos cerca, ali transforma o mundo em linguagem, assim uma dimensão diferente pertence ao universo da ficção.

Mediante citação podemos perceber a dimensão da importância da literatura no contexto da educação infantil, em vários aspectos da educação da criança, mais precisamente em relação à formação de alunos empenhado a desenvolver a leitura.

Cunha assevera que: A Literatura Infantil influi e quer influir em todos os aspectos da educação do aluno. Assim, nas três áreas vitais do homem (atividade, inteligência e afetividade) em que a educação deve promover mudanças de comportamento, a Literatura Infantil tem meios de atuar. (1974,p45)

Diante do que assevera o autor acima citado, entendemos o quanto a literatura infantil é importante nos primeiros anos escolares, além do que como próprio autor diz: a literatura infantil influi e que r influir em todos os aspectos da educação do aluno. Entendemos também que através da literatura a criança pode melhor se socializar, visto que envolve a o ato da leitura.

A prática do ensino de literatura é sem sombra de dúvida alguma algo muito importante que vai desde o lúdico lá na alfabetização onde os professores trabalham o teatro com fantoches, ao ciclo acadêmico, além do que sabemos que quem cedo toma gosto pela leitura mais tarde tornara-se um leitor assíduo e crítico, mas não um crítico que critica porque leu mais que outro mais sim um leitor crítico que tem embasamento teórico, linguístico e cognitivo para realizar determinada crítica.

O ensino de literatura na educação infantil vai além do que ler histórias, do que brincar de teatro, a literatura na educação infantil possibilita a criança a criar um mundo, a criar, recriar, a imaginar a sonhar e acima de tudo ajuda a criança em. algo que é essencial, saber expressar-se diante das situações e através da leitura que a criança ganha essas possibilidades e o professor deve sempre fala para seus alunos o tamanho da importância do ato de ler.

O uso da leitura literária na educação infantil é de suma importância. A primeira experiência da criança com a leitura literária é muito significativa e apresenta duas dimensões essenciais a possibilidade retomada para o campo estético e o campo do conhecimento porque a literatura, sim dar aprendizados ao leitor.

Quando se trata do campo da sensibilidade nos concentramos ao estudo interior onde é possível, através do imaginário, colocar em ação imagens produzidas pela humanidade e sua dimensão histórica e cultural. A literatura contribui de forma significativa na formação da criança em todos os aspectos sejam da personalidade, estético, na crítica ou na reflexão dos valores e crenças pertencente à sociedade qual está inserida.

A literatura tem um papel fundamental a cumprir na sala de aula, e mais precisamente se o ensino da mesma for adequado. O texto literário é imprescindível, assim como sua análise, que, feita, com espirito lúcido, só tende a aproximar cada vez o aluno do universo literário. Um livro infantil é detidamente analisado como o exemplo da prática da interpretação, realçando a importância do papel mediador do professor.

Desse modo ao que parece, a conversa e o ensino dos textos literários precisa ainda ser mais valorizado em sala de aula, como enfatiza (BRANDÂO; ROSA 2005 25) entendemos que a conversa sobre esse tema deve ser guiada por um leitor mais experiente, no caso o professor, porque ele tem papel fundamental para a formação de leitores.

Um ponto importante e justificável da importância da conversa é justamente a possibilidade que ela dá de haver um engajamento ao leitor ou ouvinte na busca e produção de significados tanto sobre o que lê como o que escuta. Em outras palavras é necessário que a criança compreenda a leitura como atividade de construção de sentidos, onde é preciso que haja interação ativa com o texto.

Pós graduada em nível de especialização em, Estudos Linguísticos pela Universidade Aberta do Brasil- UESPI