Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FRACASSO ESCOLAR

TEM PELO MENOS TRÊS DIREÇÕES:
1.BAIXO RENDIMENTO  ESCOLAR;
2.A DIFICULDADE NA ADAPTAÇÃO ÁS NORMAS DE CONVIVÊNCIA;
3. A DESTRUIÇÃO DA AUTO-ESTIMA;
ESSAS TRÊS DIMENSÕES SE CRIAM E SE REFORÇAM MUTUAMENTE;

“ O FRACASSO ESCOLAR É UMA PATOLOGIA RECENTE”. SURGIU COM A INSTAURAÇÃO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA NO FIM DO SÉCULO XIX;

 O TERMO FRACASSO ESCOLAR :
-TRANSMITE A IDÉIA DE QUE O ALUNO “FRACASSADO “ NÃO PROGREDIU PRATICAMENTE NADA DURANTE OS SEUS ANOS ESCOLARES, NEM NO ÂMBITO DE SEUS CONHECIMENTOS NEM NO SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL, O QUE NÃO CORRESPONDE EM ABSOLUTO A REALIDADE;
-OFERECE UMA IMAGEM NEGATIVA DO ALUNO E DA ESCOLA;
-CENTRA O PROBLEMA NO ALUNO E ESQUECE DA RESPONSABILIDADE DE OUTROS AGENTES E INSTITUIÇÕES;

ESTÁ EM FUNÇÃO DOS CONHECIMENTOS GERAIS DA SOCIEDADE E DAS HABILIDADES PARA SE INCORPORAR DE FORMA MAIS AUTÔNOMA Á SOCIEDADE E AO MUNDO DO TRABALHO;

NÃO É SOMENTE UM PROBLEMA EDUCACIONAL , POIS TEM ENORMES REPERCUSSÕES INDIVIDUAIS E SOCIAIS;

NÃO É UM DESASTRE NATURAL , NEM UM ACIDENTE DE IMPOSSÍVEL PREVISÃO, NEM UMA REGULARIDADE SOCIAL INEVITÁVEL; É UM FENÔMENO PRODUZIDO PELA AÇÃO DOS SERES HUMANOS , PORÉM NÃO DESEJADO;

OCORRE QUANDO ALGUMA PRÁTICA ESCOLAR OU POLÍTICA EDUCACIONAL NÃO FUNCIONA COMO DEVERIA , QUE PORTANTO DEVEM SER REPARADAS ; QUE  SE DEVEM ESTUDAR E DENUNCIAR AS LÓGICAS PERVERSAS QUE  O GERAM ,E QUE DEVEMOS NOS COMPROMETER EM SUA TRANSFORMAÇÃO;

É O RESULTADO DE UM CONJUNTO DE FATORES QUE ATUAM DE MODO COORDENADO E PRODUZEM FINALMENTE UM RESULTADO, O FRACASSO ESCOLAR , QUE NENHUM DELES TOMADO ISOLADAMENTE CHEGARIA A PROVOCAR;
A  APRENDIZAGEM É UM  PROCESSO DE CONSTRUÇÃO QUE SE DÁ NA INTERAÇÃO  PERMANENTE DO SUJEITO COM O MEIO QUE O CERCA. MEIO ESSE EXPRESSO PELA FAMÍLIA, DEPOIS PELO ACRÉSCIMO DA ESCOLA , AMBOS PERMEADOS PELA SOCIEDADE EM QUE ESTÃO . ESSA CONSTRUÇÃO SE DÁ SOB FORMA DE ESTRUTURAS COMPLEXAS:
                     
                                   MEIO SOCIAL GERAL


INDIVÍDUO <- .........................................................................->MEIO
   
  SUJEITO                INTERAÇÃO                                   ENSINANTES
APRENDENTE        ( CONSTRUÇÃO DAS                             -FAMÍLIA
   ( ALUNO )                 ESTRUTURAS COMPLEXAS               -ESCOLA
                                     DE CONHECIMENTO)                         -SOCIEDADE
       
Catia Assis
Enviado por Catia Assis em 28/08/2007
Código do texto: T627669
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (PINHEIRO,Catia Torres). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Catia Assis
Salvador - Bahia - Brasil, 34 anos
11 textos (632341 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/12/17 20:09)
Catia Assis