Yami no matsuei: mistério e encanto

Quem gosta de tramas que envolvem o sobrenatural, drama e romance certamente irá se encantar com Yami no matsuei(Descendentes da escuridão), anime de 12 episódios cujos protagonistas são Asato Tsuzuki e Kurosaki Hisoka. É impossível não nos encantarmos com os belos traços – os dois protagonistas são belíssimos - , os mistérios que são desvendados a cada episódio e a maneira como os personagens vão se tornando próximos. Talvez o maior defeito do anime seja o final, que nos dá a impressão de que a história ficou sem um fim e que os acontecimentos foram forçados.

Tsuzuki é um shinigami - termo em japonês que significa anjo da morte – exercendo a função de guardião do além. Ele tem a missão de conduzir almas penadas a seu destino final e resolver problemas de ordem sobrenatural no mundo dos vivos. Pessoas como Tsuzuki são seres humanos que morreram e que aceitam essa missão por motivos pessoais. Tsuzuki morreu há vários anos quando tinha apenas 26 anos e tem exercido seu trabalho há 72 anos.

Ele trabalha para uma espécie de organização que se chama Eden, num escritório que lembra qualquer repartição pública no mundo mortal, com superiores e subordinados. Embora seu trabalho seja sério, ele parece ser a pessoa menos indicada para algo tão relevante como investigar problemas do além, pois tem um comportamento infantil e um tanto irresponsável. Devido a isso, vive levando bronca dos seus superiores. Outro problema é que shinigamis devem trabalhar em pares e Tsuzuki não consegue manter um parceiro por causa do seu comportamento preguiçoso e jeito imaturo. Uma característica marcante sua, que rende piadas dos outros trabalhadores, é a sua gula imensa. Ele é louco por doces e gasta boa parte dos créditos que lhe dão para cobrir suas despesas nas missões com comida.

Tudo muda quando, numa nova missão, ele conhece seu novo parceiro: Hisoka, menino de 16 anos. O primeiro contato entre ambos não é nada agradável e os dois se desentendem de imediato. Hisoka, apesar de ser uma criança, é mais sério e acha Tsuzuki um bobo. Este, por sua vez, acha o menino metido e se irrita com seus comentários sarcásticos.

Porém, ambos são obrigados a trabalhar juntos, especialmente quando surge Muraki, médico frio e misterioso. Ele é obcecado com experiências estranhas e um assassino cruel. Além disso, ele tem um estranho interesse em Tsuzuki, dando também a entender que conhece aspectos sombrios do seu passado que são mantidos em segredo. O estranho médico também parece conhecer Hisoka, que alega ter morrido de uma doença incurável.

Aos poucos, os dois novos parceiros vão aprendendo a se conhecer e entender melhor os sentimentos um do outro. Hisoka, que tem a habilidade de ler pensamentos e sentir o que os outros sentem, revela que era mantido aprisionado pelos pais. Já Tsuzuki vai mostrando que há muito mais por baixo de seu exterior brincalhão e infantil. Ele fica atordoado quando Muraki insinua que ele não é normal e talvez tenha sangue de um demônio. Há momentos em que Tsuzuki tem vislumbres de seu passado e vemos que ele teria sido perseguido por outras pessoas que diziam que ele não era humano. Também há fortes evidências de que ele fez algo horrível em seu passado e que sua morte esteja diretamente ligada a isso. Logo, vemos que Tsuzuki e Hisoka são mais parecidos do que diferentes, pois são duas almas solitárias.

É interessante ver como a trama consegue intercalar momentos de humor, drama e sobrenatural. Nós não deixamos de nos comover com o desenvolvimento do relacionamento dos dois protagonistas, que é mostrado de forma natural e não forçada. Ambos têm momentos de força e de fraqueza e é principalmente nas horas de fraqueza que percebemos como ambos se ajudam e encontram forças para vencer os problemas.

A história não pode ser classificada como yaoi, pois não há cenas de relação sexual. O certo é dizer que é shounen- ai, pois foca nos sentimentos dos personagens, mostrados através de gestos e olhares, que nos revelam como se importam de verdade um com o outro. Entretanto, existe certa tensão sexual nos momentos em que Tsuzuki e Muraki se confrontam. O médico e monstro assedia Tsuzuki sexualmente, assustando-o e deixando-o atordoado.

O fato do anime ter apenas 12 episódios nos deixa um pouco insatisfeitos. Ficamos com a impressão de que muitos aspectos da trama poderiam ter sido melhor explicados. Mas isso não diminui o encanto proporcionado pela atmosfera sobrenatural e pela linda história que Tsuzuki e Hisoka constroem.