JOGOS REDUZIDOS DO TCHOUKBALL: DE 1 CONTRA 1 (MONOPOLARES) ATÉ 9 CONTRA 9 (BIPOLARES): Os métodos de Avaliações quali-quantitativa aplicados aos jogos: clássico/indoor e suas variantes na areia da praia e na água da piscina/outdoors.

Por Océlio Antônio Ferreira

RESUMO INFORMATIVO - ARTIGO EM VIA DE PUBLICAÇÃO

Este artigo pretende discutir aqui a importância dos jogos reduzidos de Tchoukball: de 1 contra 1 até 9 contra 9 jogadores por equipes, os quais dizem respeitos aos jogos POLAR e BIPOLAR, estabelecidos pelo doutor Hermann Brandt, fundador do Tchoukball que por definição um esporte coletivo (ou de equipe). No meu ponto de vista, neste estudo, apesar de discorrer sobre a trajetória de vida do doutor Hermann Brandt, não é apenas uma autobiografia desse cientista do esporte, entretanto, contêm muitos conhecimentos teórico-científicos e práticos das suas experiências pessoais (ou ciências empírica e autodidata), o que chamo de parte biográfica das ideias do Dr. Brandt. E, a fim de evidenciar a importância do Tchoukball através da avaliação que será aplicada para medir a qualidade da educação e formação das crianças e jovens. No mais, uma nota importante se anuncia nas palavras do professor e autor Michel Favre, diz ele: “a palavra educação existem duas raízes distintas: A) Aprender a se autogerenciar; B) Aprender o conhecimento”. Ou seja, ‘Autogestão’ ou ‘Autogerenciamento’ significa que, quando a criança (ou qualquer outra pessoa) que recebe a bola, ele ou ela pode escolher em uma atitude individual e inteligente, toda ação que deseja realizar, frente a frente, com relação à situação em um jogo, se pode fazer um passe tático para promover chances de sua equipe assinalar um ponto, ou pode ele mesmo fazer o arremesso. Isso é muito importante, para o desenvolvimento de uma criança e é bom para todos nós [...]. Em relação às questões técnicas que atuam neste âmbito, iremos preparar uma avaliação quali-quantitativa do jogo clássico-indoor e das suas variantes na areia e na água. Os critérios iniciais e as características específicas que indicamos para avaliar os jogos reduzidos de 1 contra 1 (Monopolar) até e os 9 contra 9 (Bipolar) no Tchoukball, referem-se ao número máximo aproximado de jogadores no local ocupado comumente pelas posições e/ou circunstâncias de jogo, em função da força mental dos atletas de alta competição para agir e reagir durante o jogo, quando o jogador estiver na posição ajustada em relação aos seus oponentes. Igualmente, o jogo pode tomar duas formas: Jogo simples (Monopolar), que abrange meia quadra ou um terreno de 15 a 20 metros em forma quadrada, o número de jogadores varia entre 1 contra 1 a 4 contra 4. É necessário delimitar uma área (zona interdita), definida em forma de meia lua de três metros, onde se coloca apenas um ‘Quadro de Remissão’. No caso do Jogo Bipolar, joga-se com duas equipes de 5 x 5 até 9 x 9 em um Terreno de 15 x 30 e 40 x 20. Em conclusão, percebe-se que devido caos social presente em todos os aspectos da vida diária dos cidadãos brasileiros. Pois, Tchoukball como atividade física voltada para esse fim tem um impacto relevante sobre a ativação cerebral. Em outras palavras, isso pode ser observado em uma perspectiva cientifica equilibrada, especialmente, durante a infância até à adolescência e pode manter-se por toda a vida, influenciando igualmente no desenvolvimento do corpo e a forma como o cérebro reage e atua. Sendo que o Tchoukball consegue determinar um comportamento social favorável dos seus praticantes perante a sociedade. Uma vez que a prática do Tchoukball permite as pessoas tenha acesso a algumas partes quase inexploradas do cérebro humano, ou seja, existe um vasto espaço fértil de energias a ser explorado, o qual nos doutrina a se comportar como gente normal e civilizada, respeitar o direito do próximo, não deixar-se paralisar pelo medo, compreender e ajusta-se positivamente a situações complexas e reais na vida. No mais, através de alguns circuitos de treinamentos específicos do Tchoukball, estabelecidos pelo Dr. Brandt, quando ele prenunciou soluções cientificas para muitas das problemáticas sociais nos dias de hoje, através de uma nova abordagem de um esporte coletivo, no qual os estudos científicos visam estabelecer uma “Cultura de paz”. E para o restabelecimento do "fair play" (jogo limpo) no esporte e na luta contra a propagação de quaisquer tipos de violência física e/ou psicológica. Para finalizar, recomendo uma leitura atenta das instruções que constam neste artigo, o que permitirá ao leitor e cada instrutor utilizá-las da melhor forma as riquezas técnico-educativas, com técnicas pedagógicas do Tchoukball suíço, formuladas abraçando ao mesmo tempo a filosofia de vida do doutor Hermann Brant.

Palavras-chave: Jogos reduzidos; Tchoukball; Monopolar; Bipolar; Avaliação

- APOIO FINANCEIRO: Recurso do “MISTER TCHOUKBALL ARTIGOS ESPORTIVOS”.

- ÁREA TEMÁTICA: Produção dos conhecimentos científicos e filosóficos do Tchoukball no Brasil.

- OBRA REFERENCIADA: BRANDT, Hermann. Étude critique scientifique des sports d'équipe - Prix Thulin de la FIEP, 1970. Le Tchoukball, le sport de demain. Genève: Editions Roulet, 1971. Titulo em português: “Estudos Críticos e Científicos dos Esportes de Equipe” - Prêmio THULIN da Federação Internacional de Educação Física - FIEF, em Lisboa - Portugal. Trad. e adaptação do Francês (Helvético) em Português do Brasil: FERREIRA, Océlio Antônio.