FULLMETAL ALCHEMIST volume 3: a devoradora de livros

FULLMETAL ALCHEMIST volume 3: a devoradora de livros
Miguel Carqueija


Resenha do volume 3 do mangá “Fullmetal alchemist”, de Hirome Arakawa. Editora JBC, São Paulo-SP, 2016. Square Enix, Japão, 2002. Tradução: Karen Kazumi Hayashida.

O terceiro volume deste mangá mantém o mistério dos personagens que usam os pecados capitais como nomes e, naturalmente, indicativos de suas características. O que realmente pretendem Luxúria e Gula? Este é um indivíduo grotesco e repulsivo, aparentemente não humano, com ares de criação artificial, com braços e mãos enormes, corpo deformadamente volumoso, embora não muito alto, dentes assustadores e capaz de devorar pessoas inteiras. Luxúria e Gula representam um grupo misterioso que se antecipa aos conflitos que permeiam esse estranho mundo, e seus propósitos são obscuros.
O confronto entre Gula e o poderoso alquimista rebelde Scar se dá num canal subterrrâneo (esgoto?) e termina inconcluso, pois Scar explode o local e o desabamento impede Gula de chegar até ele.
Quanto aos irmãos Elric, na sua incessante pesquisa para encontrar a pedra filosofal como meio de se consertarem (Edward, como lembram, tem um braço e uma perna como próteses, e Alphonse tem apenas sua alma, segura numa armadura), descobrem numa biblioteca que um dos ingredientes para formar o citado objeto é a vida humana. A ser verdade a informação, a busca pela pedra filosofal seria contrária à ética.
Mesmo assim Edward não desiste de continuar procurando um caminho alternativo, “a verdade por trás da verdade”.
Uma personagem interessante é Sheska, a “devoradora de livros”, uma moça que tem a capacidade de lembrar o conteúdo de todos os inúmeros livros que leu. Apesar de tal poder ela possui baixa auto-estima:


“Eu ficava só lendo, mesmo durante as horas de serviço, e acabei sendo despedida.”
“Ai... eu sou uma negação em qualquer outra coisa que não seja ler livros e não consigo emprego em lugar nenhum.”
“Eu sou um ser humano imprestável, um lixo da sociedade...”


Nesta longa série são muitos os personagens importantes afora os dois irmãos. Temos por exemplo os alquimistas federais, Coronel Roy Mustang, frio e cabotino, e o enorme e poderoso Alex Louis Armstrong (nome que lembra famoso cantor de “jazz”); o terrível Scar; e a consertadora de próteses Winry Rookbell.
É um mundo regido por leis diferentes das nossas (leis naturais inclusive) e onde poderes obscuros vivem em conflito.

Rio de Janeiro, 30 de maio a 5 de junho de 2018.