NISEKOI volume 5: entre cinco fogos

NISEKOI volume 5: entre cinco fogos
Miguel Carqueija


Cada vez mais o mangá “Nisekoi” vai se caracterizando como história de harém — no conceito de mangás e animês o conceito de “harém” é bem mais inofensivo. Raku Ishijou, o assustado e desorientado, porém inocente colegial que carrega um pingente ligado a uma antiga promessa, vai ficando cercado de garotas. Como se sabe, ele gosta mesmo é de sua antiga colega de classe, Kosaki Onodera, e torce para que ela seja a garota da promessa do pingente e sua chave, dez anos atrás. Mas há duas outras que podem ter sido: Chitoge Kirisaki, a garota temperamental que, para atender os pais, o dela e o de Raku (líderes de gangues yakuza) tem de simular com ele um namoro, visando a paz entre os dois grupos; e Marika Tachibana, filha de um oficial de polícia. As três fizeram promessas a Raku quando eram criancinhas como ele. Para complicar Seishirou Tsugume, que foi criada como homem e condicionada a viver para proteger Chitoge (como se esta precisasse), também começa a sentir confusamente atração por Raku. Finalmente Ruri Myiamoto, grande amiga de Onodera, faz tudo para empurrar esta para Raku, chegando até a empurrá-la fisicamente. Onodera realmente gosta de Raku, mas é excessivamente tímida. E por causa de Onodera, Myiamoto está sempre perto. Assim, quase do nada Raku, o garoto tímido e sem iniciativa para namorar, agora está cercado por cinco garotas.


Resenha do quinto volume do mangá “Nisekoi” (namoro falso), de Naoshi Komi. Editora Panini, Barueri-SP, outubro de 2017. Editora Shueisha, Tóquio, Japão, 2011. Tradução: Lídia Ivasa. Neste volume, os capítulos 35 a 44.

“A sua bondade me encheu de alegria.”
(Marika Tachibana)

“Dali em diante, eu me esforcei muito! Nunca gostei de estudar ou treinar, mas perseverei! Aprendi a ser refinada e a usar bem as palavras... para me tornar a mulher dos seus sonhos, Rakkun!”
(Marika Tachibana)

“A única coisa que me deu força esse tempo todo foi a promessa que fizemos de nos reencontrarmos.”
(Marika Tachibana)


Ichijou, afinal de contas, está cada vez mais enrolado. Ele descobre que, em criança, conheceu pela mesma época Onodera, Chitoge e Marika, e se esqueceu de todas. Agora a situação é super-complicada: ele ama Onodera e é por ela amado, mas nem ele nem ela tem coragem de se declarar; ele e Chitoge vivem às turras, mas por conveniência das famílias fingem que são namorados; e Marika o ama e não esconde, mas ele não corresponde. E ainda existe Tsugumi, que já não é indiferente a ele.
As situações embaraçosas se multiplicam em torno do garoto, que nem entende porque tudo isso está lhe acontecendo. Um dos episódios deste volume mostra Raku e Chitoge passeando juntos no namoro falso e trocando farpas, mas acabam tendo de agir em comum acordo ao encontrarem um filhote abandonado de cachorro.
“Nisekoi” é mangá de comicidade adolescente e colegial, bastante inocente e consta ser um sucesso.

Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2018.