FAZENDA MURIAD – JUAZEIRO/BAHIA – ILUSÃO? (31/08/2007)

É incrível que um cartel colombiano, especializado no tráfico de drogas, tenha optado pela compra de uma fazenda no ramo de fruticultura para encobrir o único negócio mafioso do que se tem conhecimento. Enganar, disfarçar e iludir, foram os motivos para a importação e exportação de cocaína.

Sabedores destas irregularidades e do verdadeiro fim a que se destinavam, serão enquadrados, dentro da lei, como tráfico de drogas, revertendo as propriedades para o governo promover a reforma agrária. A fazenda foi assaltada e logo depois invadida pelo Movimento dos Sem Terra (MST). É muita coincidência, mas tudo faz crer que foi combinado: o assalto e a invasão.

A fazenda possui 1.700 empregados – o que acho um tanto exagerado –, mas como o tráfico de drogas envolve muito dinheiro, tudo é possível.

Foi indicado pelo governo um administrador para cuidar dos investimentos da fazenda, mas os funcionários reagiram e querem ter o direito de explorar a terra, assumindo todos os negócios, para transformá-la numa cooperativa. O mais estranho dessa história é que só agora foram descobertas – e ninguém desconfiava – as grandezas das empresas e/ou firmas, legalmente constituídas, envolvendo grandes valores e somas em dinheiro vivo para aquisição de propriedades e movimentação de negócios. Vamos aguardar para ver no que é que vai dar. Foi um simples sonho e pura ilusão?...