O PODER DA ARQUIBANCADA

Onde tudo começou.

Belo Horizonte, 25 de março de 1908, nascia em Minas Gerais o Clube Atlético Mineiro, que mais tarde tornaria um dos clubes mais populares do Brasil. Em 1930 o Galo é oficializado mascote do clube, e hoje é a principal alcunha do time. Também conhecido Alvinegro, Galão da massa, Campeão do gelo, e por ultimo o Time do Impossível devido suas viradas espetaculares.

Foi em 21 de março de 1909, quase 1 ano após seu surgimento que o atlético fez sua 1° partida oficial, derrotando o Sport Club Foot-Ball pelo placar de 3x0. Alguns anos se passaram até que em 1914 a Liga Mineira de Esportes realizou a primeira competição oficial em Minas Gerais: a Taça Bueno Brandão. O torneio foi patrocinado pelo governador Júlio Bueno Brandão, o Atlético foi o campeão. No ano seguinte, foi realizado o primeiro Campeonato Mineiro da história, também vencido pelo Atlético. As duas grandes conquistas não significaram o prenúncio de uma hegemonia, pois foi o América Futebol Clube o dominador do futebol local por aqueles anos conquistando dez campeonatos estaduais consecutivos (1916 a 1925). Também Foi por essa época que Atlético e América passaram a protagonizar o Clássico das Multidões.

O Atlético reuniu uma grande equipe dirigida por Chico Neto, e posteriormente por Eugênio Medgyessy, e que contou com jogadores renomados como Carlos Brant, Jairo e Said; sendo que os três últimos formaram uma das mais famosas linhas de ataque do período amador do futebol brasileiro: o Trio Maldito. Foi com esse time que o Atlético conquistou os títulos do Campeonato Mineiro de 1926, 1927, 1931 e 1932. O clube passou a experimentar um crescimento dentro e fora de campo: em 30 de maio de 1929 o Atlético inaugurou o Estádio Antônio Carlos, [ o primeiro estádio de Minas Gerais a possuir iluminação para jogos noturnos. A iluminação foi inaugurada em 9 de agosto de 1930 e contou com a presença do presidente da FIFA, Jules Rimet. Em 1 de setembro de 1930 o Atlético disputou a primeira partida internacional realizada em Minas Gerais. O time mineiro derrotou por 3 a 1 o Vitória de Portugal, campeão do Campeonato de Setúbal nas temporadas de 1927/1928 e 1928/1929, e do Campeonato de Lisboa nas temporadas de 1923/1924 e 1926/1927.

As décadas de 1940 e 1950 foram ainda mais gloriosas para o clube: em 20 anos o time conquistou 12 campeonatos-incluindo um pentacampeonato (1952 a 1956)

Pelo continente

As primeiras participações do Atlético em competições internacionais oficiais ocorreram nas edições da Copa Libertadores da América de 1972 —quando o time, liderado por Ladislao Mazurkiewicz, foi eliminado ainda na primeira fase— e de 1978 —quando chegou até a fase semifinal e foi eliminado em um grupo que tinha a CA River Plate e CA Boca Juniors. Em 1981 foi eliminado em uma partida extra contra o CR Flamengo que ficou marcada pela polêmica arbitragem de José Roberto Wright.

Foi tão somente nos anos 1990 que o Atlético conquistaria seus primeiros títulos internacionais oficiais. Em 1992 o time conquistou a primeira edição da Copa Conmebol (uma das precursoras da atual Copa Sul-Americana) que foi uma competição criada pela CONMEBOL para ser o equivalente regional da Copa da UEFA.. Sete anos depois, o Atlético conquistou seu segundo título da Copa Conmebol derrotando a times como Portuguesa de Desportos, América da Colômbia, Universitario do Peru e o CA Lanús da Argentina. Com o título de 1997 o Atlético tornou-se recordista da competição.

Anos obscuros- O apoio da torcida

Depois de conquistar o primeiro e único titulo do campeonato Brasileiro em 1971 a copa dos Campeões em 1978 e as duas taças CONMEBOL EM 1992 e 1997. O CLUBE ATLETICO MINEIRO passou a ser um coadjuvante no cenário esportivo nacional. Seus únicos títulos eram o do fraquíssimo campeonato mineiro no qual é sempre favorito junto com seu grande rival Cruzeiro.

Em 2005 um grande baque afetaria o clube, após um campeonato abaixo da media ele deixaria a elite do futebol, para disputar a temida e desvalorizada segunda divisão do campeonato nacional no ano de 2006. Mas o que ninguém esperava iria acontecer ali, na periferia do futebol nacional, foi na temida, ingrata e indigesta 2° divisão que o glorioso Atlético encontrou apoio da sua insana torcida, que foi ao fundo do poço busca o alvinegro mineiro para a elite do futebol nacional.

Cada jogo do atlético dentro de casa era uma decisão, um novo hino era entoado nas arquibancadas sempre cheias do Estádio Mineirão, ao som de “Vamos subir galo” o alvinegro ia conquistando vitorias importantes, e colocando o time cada dia mais perto de onde nunca deveria ter saído á elite do futebol nacional.

Pela ultima rodada do Campeonato Brasileiro da Serie B em 2006, o Atlético encarou o América-RN com o acesso e o título brasileiro garantidos. Bastava fazer a festa com o torcedor no Mineirão, que recebeu seu maior público nos últimos anos, 76.649 pessoas e mais de 12.000 torcedores que foram ao estádio Independência, alugado pelo Atlético para receber o torcedor que não conseguiu ingresso para ir ao Mineirão, totalizando quase 88.000 torcedores no estádio para ver o Atlético.

De volta à elite do futebol em 2007, o clube continuava como coadjuvante ate o ano de 2011, sem grandes conquistas, mas bem mais estável na competição do campeonato brasileiro. Depois de 2005, ano do rebaixamento, sua pior colocação foi no ano de 2011, que chegou em 15° colocado.

Uma nova era.

O ano de 2012 seria um divisor de água para o Atlético, com grandes contratações e a chegada de Ronaldinho Gaucho ao elenco, o time deixaria de lado o papel de coadjuvante e viraria protagonista de sua historia, com seu futebol irreverente e cativante o Galo foi alcançando posição de destaque dentro e fora de Minas Gerais. A letra de seu hino nunca fez tanto sentindo, foi com raça, amor, e muita determinação que o galo conseguiria a segunda melhor campanha do brasileiro, conseguindo assim classificação para a copa Libertadores da America do ano seguinte, torneio do qual o clube não participa desde o ano 2000.

Conquistando a America

O ano de 2013 tinha uma grande conquista guardada para a massa atleticana, no ano o time sagrou-se campeão estadual em cima do cruzeiro com uma campanha brilhante.

Como passou um grande período sem conquistas importantes o Atlético estreou na Copa libertadores desacreditado pela impressa, principalmente em nível nacional, o único favoritismo seria sua desclassificação precoce.

O primeiro confronto da fase de grupos foi logo contra o São Paulo, time vencedor de grandes competições, para muitos seria a 1° derrota. Os críticos do clube só não sabiam de um fator, o poder do Atlético jogando no Estádio independência, que mais tarde se tornaria um temido caldeirão, um local em que os adversários seriam facilmente derrotados, não só pelos 11 em campo, mas também pelos milhares na arquibancada, foi assim que nasceu o temido Horto, que ate hoje é um grande triunfo nos jogos do Atlético em Belo Horizonte e pavor dos adversários, todos sabem que é difícil ganhar desse time dentro de casa. Mesmo desacreditado o galo saiu vencedor do confronto contra o time paulista. Na fase de grupo o time ainda bateu o Arsenal da Argentina POR 5X2 em território inimigo, e ainda consegui no horto mais uma vitoria contra o The Strongest e repetiu o mesmo placar contra a equipe na altitude da Bolívia, o mesmo placar contra o Arsenal foirepetido Independência, sua única derrota na fase grupo foi para o São Paulo pela 6° jogado no Morumbi, o Atlético foi o melhor do seu grupo. De desacredito começou ser considerado um favorito ao titulo.

Nas oitavas de Finais um velho conhecido, Atlético e São Paulo novamente se enfrentam, com duas vitorias do alvinegro mineiro, que avança com facilidade para as quartas de finais.

Milagre ou sorte de campeão?

Após passar com facilidade pelo São Paulo nas oitavas de final, o Atlético viaja para México e consegui um empate com O Tijuana aos 45 minutos do segundo tempo. No horto o jogo de volta se encaminhava para um empate por 1x1 quando aos 45 minutos do segundo tempo o Tijuana teve um Pênalti marcado em seu favor, nas arquibancadas o silencio, no olhar dos jogadores a tensão, no pé de Riascos o gol da vitoria, que colocaria um ponto final na brilhante campanha do Atlético mineiro. Para explosão da massa e alivio de milhares atleticanos Victor de forma heróica defende a cobrança de riascos que bateu muito bem na bola, fim de jogo em Belo Horizonte e atlético avanças de forma surpreendente para a Semifinal.

Eu acredito

Após a classificação surpreendente para a Semifinal o Atlético viaja para a Argentina para enfrentar o Newell's Old Boys, o time não faz uma boa partida, e sai derrotado pelo placar de 2x0. É nessa fase que a torcida mostra sua importância, é agora que o Brasil e a America vai conhecer o poder das arquibancadas. O incentivo começou logo na chegada do time a Belo Horizonte, no aeroporto milhares de torcedores se reuniram para receber o time, ao som do “Eu acredito”, um a um iam desembarcando em BH.

10 DE Julho de 2013, o Horto fervia, como um caldeirão inflamado, das arquibancadas a torcida empurrava o time em busca de vitoria, e essa energia não era em vão no 3° minuto do 1° tempo Guilherme abre o placar no horto e coloca o atlético ainda vivo na competição, final de tempo regular e um placar de 2x2, decisão nos pênaltis e mais uma vez o galo continua vivo na competição.

A final da competição guardava mais uma surpresa para o Alvinegro minério, perdendo o jogo de ida para o Olímpia o time precisava de novo reverter um placar de 2x0, mas agora ele perdeu seu grande trunfo, o Horto não poderia ser palco da decisão, o caldeirão do galo não tinha espaço de 50.000 torcedores para sediar uma final, como é estabelecido pela Conmebol, assim o galo teve que reverter esse placar no Estádio Mineirão, onde mandou seus jogos até a parada para ser reformando para o mundial de 2014.

O que ninguém esperava seria outro feito histórico, a Torcida lotou o Estádio Com público de 56.557 pagantes no Mineirão, a decisão da Libertadores bateu R$ 14 milhões em renda e foi a maior renda do futebol brasileiro.

Precisando de um gol para ao menos levar o jogo para a prorrogação, a torcida insana acreditava, outros nem tanto, no relógio do estádio já passava dos 40 minutos do segundo tempo, na arquibancada cheia olhares tensos, choro, lagrimas, o clima era de apreensão total, dentro de campo muita raça dos jogadores que faziam de tudo para conseguir empatar o jogo E CRAVAR uma prorrogação e uma possível disputa de pênaltis, o alivio veio aos 42 minutos Leonardo Silvia, que quase virou vilão nas quartas de finais, se consagra herói, mandando a bola pro fundo do barbante e levando o jogo para os pênaltis, com o mesmo pé Victor defende a primeira cobrança do Olímpia e posteriormente Rimenes isola a quarta cobrança. Assim o Atlético se torna o grande campeão da Copa Libertadores 2013.

Desacreditado por muitos, empurrados por milhões, foi com muita raça, amor, empenho e dedicação que o CAM conseguiu um de seus maiores feitos, a conquista épica, a Taça libertadores da America. Dentro de campo 11, na arquibancada milhares uma torcida insana, que apoio o time nos momentos difíceis, e estavam presente no momento de gloria. O Brasil inteiro aplaudia de pé a campanha do atlético daquele ano, o time virou sinônimo de superação, exemplo e de resistência.

Em 2014 o time conseguiria mais um grande feito, após sair derrotando por 2x0 nas Quartas e Semifinais da copa do Brasil, o time outra vez leva a melhor revertendo placares jamais cogitados, o time do EU ACREDITO mostra que o raio sim cai duas vezes no mesmo lugar, e avança para a final do torneio nacional e se consagra campeão em cima do seu maior Rival. Esse é o Atlético mineiro, o time do impossível.

CVsl
Enviado por CVsl em 23/06/2019
Código do texto: T6680135
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.