Mutilação feminina: "Violência cultural" em "um sonho de Alima" e a "maçã de Eva"

Ao me deparar com o tema proposto pelo professor achei algo com um grande peso psicológico, mesmo sendo algo distante da minha realidade, é real e acontece principalmente com as mulheres da África, algo desumano que traz traumas tanto psicológico quanto físico e isso me deixou perplexo , com o por quê disso acontecer, depois de ver alguns artigos percebi que é em sua maioria uma questão de cultura.

Mas como assim? A cultura vai definir quem realmente uma pessoa deve ser? Ou sim o seu caráter? Trago a reflexão que eu tive ao ler o conto de Alima e pesquisar sobre o documentário “A maçã de Eva", até que ponto a cultura é bom, até que ponto ela faz bem à humanidade? No conto Alima é uma jovem que passa por esse ritual de mutilação genital e assim passa por várias dificuldades e dentre isso o seu maior sonho era estudar.

O preconceito sofrido por ela, por se recusar a ser apenas uma mulher normal de Moçambique, ela mais nova não teve o direito de estudar direito esse dado aos irmãos de Alima, quantas milhares de mulheres querem a oportunidade de estudar? Um ponto importante é que pra regiões praticantes desse hábito acabam por virar algo vulgar, ou seja, comum, mas não se deve esquecer-se dos danos causados por essa ação tanto os danos físicos e psicológicos.

Algo bastante interessante é o nome do documentário que muitas pessoas associam esse tema e título a questões religiosas mas depois de pesquisas vemos que a religião pode ter uma influência entretanto a cultura é a responsável por essas práticas absurdas , muitas pessoas não acreditam que isso existe eu não acreditava, mas ao deparar-me com os aspectos demonstrado vi que é sim uma realidade.

E volto a repetir, até que ponto vale a pena seguir a cultura? Será que realmente vale a pena? , que possamos pensar e analisar se realmente nosso saber crítico é utilizado da maneira certa. Pois isso é uma causa nobre para defender, pois todas merecem tratamento justo e igualitário.

O quão gratificante foi ver a história de Alima e mesmo com suas dificuldades ela superou e contra tudo e contra todas ela se alfabetiza e quebra o tabu, e mostra que o poder feminino faz parte sim da sociedade brasileira e que a cultura é boa, mas devemos ser prudentes, e tratar todos como pessoas, sempre respeitando uns aos outros.

Aluno: Amom Ferreira Vasconcelos Alves

Resenhas Críticas
Enviado por Resenhas Críticas em 26/06/2019
Reeditado em 27/06/2019
Código do texto: T6682354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.