FULLMETAL ALCHEMIST volume 4: dupla em apuros

FULLMETAL ALCHEMIST volume 4: dupla em apuros
Miguel Carqueija

Muitas coisas acontecem neste quarto volume da criação de Hiromu Arakawa, uma das mais bem sucedidas mangakás japonesas. Uma delas é o confronto entre Scar e Gula, onde o homúnculo devorador descobre finalmente que não é tão fácil assim derrotar o alquimista renegado. Gula é por demais volumoso e forte, nem se entende como tal criatura poderia circular, mas o poder de Scar com suas mãos — o poder alquímico — acaba lhe dando a vitória, detonando o braço direito do adversário.
Outro acontecimento radical é o assassinato do Tenente Coronel Hugues. Com tudo isso acontecendo, resta o fato de que os irmãos Edward e Alphonse não estão tendo muita sorte ultimamente e enfrentam até problemas de relacionamento. E eles entendem que precisam aperfeiçoar suas técnicas, diante do poder dos inimigos que vêm aparecendo.


Resenha do volume 4 do mangá “Fullmetal alchemist”, de Hiromu Arakawa. Editora JBC, São Paulo-SP, 2016. Square Enix Co. Ld., Japão, 2003. Tradução: Karen Kazumi Hayashida.

Quem em sã consciência tomaria um líquido esbranquiçado que foi expelido por uma vaca?”
(Edward Elric)

“Nesses últimos tempos, só estamos apanhando.”
(Edward Elric)


“Fullmetal alchemist” é uma das séries mais bizarras e de universo mais complexo mesmo entre os mangás. A geopolítica não é bem explicada, às vezes se indica uma região apenas pelo ponto cardeal, mas fica evidente que não é a nossa Terra. Pelo menos não a de nenhuma época conhecida.
O eixo da trama são os irmãos Edward e Alphonse Elric, sendo que este, por transmutação alquímica, agora é uma grande armadura, onde sua alma foi fixada — único meio de preservá-lo com vida obtido por Edward, quando uma experiência alquímica proibida foi mal sucedida.
Há personagens curiosos, como Winry, a garota que sabe consertar peças mecânicas e de vez em quando é chamada a consertar o próprio Ed, que tem membros mecânicos (um braço e uma perna).
Este mangá é considerado impróprio para menores de 14 anos. Pela sua complexidade eu o recomendo mais para adultos, mesmo.

Rio de Janeiro, 21 a 29 de setembro de 2019.