REVOLUÇÃO FARRUPILHA – RIO GRANDE DO SUL (20/07/2007)

É comemorada no dia vinte de setembro, em todos os municípios do estado, com várias programações alusivas a esta data.

A semana farroupilha é uma volta ao passado, para relembrar o heroísmo de uma população, travado na luta contra as forças legais do império, envolvendo maragatos e chimangos.

Foi em 1835, hoje completando cento e setenta e dois anos, época que nunca será esquecida e sempre mais presente ao longo dos anos.

Foi, é e sempre será, eternamente, uma festa comemorativa para os gaúchos, procurando preservar, no seu todo, o folclore, ao lado da cultura de um povo, ensinando e divulgando as tradições, por meio dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), instaladas e funcionando em todos os municípios do estado. Em quase todas as capitais brasileiras, os centros de tradições estão presentes, para difundir a história e a força do Rio Grande do Sul.

Nas festas, grupos de dança se apresentam usando vestimentas típicas regionais. Para os peões, bombachas, guaiacas, botas e lenços. Para as prendas, vestidos coloridos de uma peça só, com temas tipicamente gauchescos.

O chimarrão é uma bebida preparada com folha de erva mate e a especialidade da carne é o churrasco, conhecido em todo o Brasil. Os centros de tradições são verdadeiras escolas, voltadas para ensinar e transmitir a todos os jovens a cultura gaúcha.