Inclusão da pessoa com deficiência

È sabido que, diversas são as barreiras enfrentadas pela população com algum tipo de deficiência. Atualmente, a escola pública conta com uma sala de recursos e ainda com os cuidadores que se esforçam dentro de suas possibilidades para ajudar esses clientela. Então, por ventura, um dia, fosse eu um Gestor de Políticas Públicas, para mim, seria indispensável duas ações como:

* Repensar as restrições no que se refere a aquisição do benefício social destina à pessoa com deficiência;

* Disponibilizar na rede SUS (Sistema Único de Saúde) um número maior de equipes multidisciplinar de profissionais aptos a desenvolver terapias específicas para cada particularidade.

Como estratégia para a melhoria da qualidade de vida dessa população, adotaria o desenvolvimento de terapias sensoriais e cognitivas de duas a três vezes por semana com equipes multidisciplinar de profissionais.

E para facilitar o acesso a aprendizagem dessa população com deficiência, investiria mais:

* na capacitação dos docentes;

* Na capacitação das genitoras e/ou responsável dessa população, tendo em vista que a família necessita andar de mãos dadas com a escola.

Tanto as ações quanto a estratégia foram pensadas com vistas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que todo o conjunto corrobora para um único fim, a qualidade de vida dessa população que ainda continua marginalizada.

Ana Clécia
Enviado por Ana Clécia em 10/04/2020
Código do texto: T6912271
Classificação de conteúdo: seguro