Uma razão elevada e uma medíocre

para que progressistas e conservadores, respectivamente, detestem a rede Globo...

Progressistas: porque a Globo manipula a opinião pública para que favoreça medidas "neoliberais" que são sempre danosas à população menos abonada (isto é, à maioria da população).

Conservadores: beijo gay em novela, porque pensam que isso pode influenciar héteros a terem comportamentos homoafetivos e/ou por não considerarem moralmente adequado a representação da diversidade sexual em horário nobre.

Progressistas criticam corretamente pelo que a Globo faz/ tem feito de errado, enganar a população para que acredite que o "mercado livre", mancomunado com afrouxamento de direitos básicos do trabalhador, é benéfico pra ela.

Conservadores criticam incorretamente pelo que a Globo faz/tem feito de certo, aumentar a representatividade de 'minorias": negros, LGBTs, deficientes, etc, em seu elenco de funcionários: atores, jornalistas.. e personagens de novelas, séries... pois acreditam que assim ela estaria buscando desvirtuar "o público" dos ("seus') valores que consideram os mais corretos pra serem transmitidos [inculcados] na programação.

O conservador, em média, não liga se 99% das novelas continuarem a ter como núcleo principal uma família branca e rica e que personagens de "minorias' sejam representados da maneira mais estereotipada possível, por exemplo, negros sempre no papel de escravizado (em novelas históricas) ou como empregados domésticos. Contanto que não tenha "beijo gay".

O progressista, em média, deseja que a população brasileira, sua pluralidade de tipos étnicos, culturais, sociais e sexuais, e seus dilemas, sejam corretamente representados, e que valores morais realmente superiores também estejam presentes, por exemplo, o combate a preconceitos. Parece bom senso isso aí...