As Antologias...

Por Nemilson Vieira (*)

As antologias convencionais ou virtuais, são de grande valia como instrumentos literários e como facilitadoras das publicações dos escritores iniciantes.

Sou grato a estas ferramentas que me vali no início da minha caminhada de aprendiz de escritor. Continuo ainda a valer-me; agora não mais com tanta intensidade ou cede ao pote. Atualmente, atenho-me ás das academias literárias ao qual sou membro, num certo apoio de alguma maneira. Não por achar-me importante, mas por questões econômicas mesmo; muitas não há gratuidades nos serviços.

Por elas, contei os meus causos, revelei um pouco sobre a minha pessoa, expressei os meus sentimentos, reforcei vínculos, fiz novas amizades.

Ainda não conto até então, com um livro solo, editado, mas caminho nesta direção. Estarei a fazer uma união de forças com a minha mãe na coautoria duma obra literária ano que vem; já têm um título: "Faço Parte Dessa História".

Não me vejo a desistir deste caminhar de escrevinhador; até quando nem sei. Certo que não me desviarei do foco de chegar à estatura duma razoabilidade aceitável no escrever. Estes meus primeiros passos como rabiscador das palavras e, vendo-as impressas, fora como o meu primeiro amor que não esqueço.

Devido à minha situação econômica estou a enfatizar mais, às coletâneas e revistas virtuais, algumas disponíveis e grátis, na internet.

Por elas transpus os mares e atualmente estou a ser lido em Portugal, nas antologias por lá; — através da minha participação, no meu escrever.

Neste país, sede dos países da língua lusófona, vive um casal de mestres escritores e poetas, com sensibilidade e paixão pelo fazer literário: Carmo Vasconcelos e Henrique Lacerda; participei por mais de dez edições antológicas com eles, nas revistas virtuais: “ EisFluências ” e “Logos, da Fénix.” Onde tive a imensa honra de figurar e interagir-me com escritores — iniciantes e consagrados, de vários países do mundo.

Os idealizadores desta plataforma sem dúvidas prestam um serviço voluntário de imensurável valor, sem nenhum ônus aos participantes. Tudo pelo simples prazer de servir, no amor que dispensam à cultura do seu país. Como escritores e visionários que são, prestam por meio desse projeto, um serviço humanitário aos fazedores da cultura literária do mundo inteiro. Uma iniciativa de comunicação comunitária de grande expressão, relevância; nela os escritores contam as suas histórias. Exteriorizam os seus sentimentos, as suas emoções e deixam um legado perpetuo da identidade dum povo.

Os gestores deste espaço virtual de cultural aprimora, motiva os escritores do início de carreira e os demais. No trato e manuseio das palavras, na arte da escrita; são parcerias que orgulham e enriquecem as nações envolvidas. — Representadas por seus denotados escritores participantes. Restou-me, a gratidão à amiga filósofa, poeta Fátima Sampaio pela indicação a participar. À (Carmo) Vasconcelos e o seu esposo, o Henrique Lacerda, por disponibilizarem o amor a nós! — Em nos aceitar postar nesta tão honrosa plataforma os nossos simples e sinceros dizeres de cada dia.

*Nemilson Vieira

Acadêmico Literário.

(27:12:17).