AQUECIMENTO GLOBAL (17/10/2007)

O primeiro encontro para discutir o tema acima foi realizado no Japão, onde foi firmado o acordo – o protocolo de Kioto – datado de 1977.

A próxima reunião será na cidade de Bali, Indonésia, em novembro de 2007, onde serão fixados novos rumos para reduzir os efeitos provocados pelo aquecimento global.

Está previsto para 2012 a conferência geral e mundial, a ser realizada no Brasil.

Passados trinta anos da primeira reunião, praticamente, a totalidade dos países do mundo nada fez para impedir, ou reduzir, os efeitos causadores pelo aquecimento global. Os países ricos, com suas potências industriais, foram os primeiros a ignorar a gravidade do assunto e continuaram a corrida, com o aumento do parque industrial, sem se preocupar com a emissão de gases, pensando, somente, no presente para aferir lucros, esquecendo-se do futuro.

Agora, finalmente, a maioria dos países está vendo com outros olhos a situação preocupante a que chegou o aquecimento global.

Infelizmente, dessas reuniões, nada de concreto foi adotado, e foram apresentadas simples sugestões e conversas que em nada ajudarão. Ninguém poderá obrigar ou aplicar penalidades pelo cumprimento ou não de qualquer resolução.

Caberá a todos os países a adoção, individualmente, das medidas necessárias para reverter esta situação, que virá em benefício de toda a população.