A quadrinização do Doutor Comum

A QUADRINIZAÇÃO DO DOUTOR COMUM

Miguel Carqueija

 

Resenha da revista em quadrinhos “História de São Tomás de Aquino”. Editora Brasil-América Limitada, Rio de Janeiro-RJ, Série Sagrada nº 59, julho de 1958. Orientação do Cônego Antônio de Paula Dutra.

 

A “Série Sagrada” faz muita falta nas nossas bancas, hoje repletas de publicações tóxicas. Este número apresenta a vida daquele que chega a ser considerado o maior de todos os filósofos, e como disse Dom Marcos Barbosa, sua obra nunca foi superada.

É o autor da clássica “Suma Teológica”, em muitos volumes.

Falecido em 7 de março de 1274, nascido em Aquino, na Itália, Tomás ficou conhecido como o “Doutor Comum” ou o “Doutor Angélico”, é um dos doutores da Igreja Católica e um dos homens mais inteligentes de todos os tempos. A quadrinização mostra a sua luta para se tornar monge dominicano contra a vontade de sua mãe, que chega a mandar encarcerá-lo no castelo da família. Depois, no convento, era conhecido por sua profunda concentração nas leituras.

Certa vez — história conhecida — outros religiosos fizeram uma brincadeira quando o santo caminhava lendo. Chamaram-no para ver um boi voando. Tomás correu para a janela e os outros riram: como ele podia acreditar naquilo? E Tomás respondeu: “Preferi acreditar que um boi voasse que um religioso mentisse”.

A doutrina de São Tomás, exposta de forma brilhante e sistemática em seus imortais escritos, é chamada “tomismo”.

 

Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2021.