DIMASH ! Yes, I'm a dear too !

"Dears" é como Dimash chama carinhosamente aos seus fãs. E são milhões, no mundo inteiro. E é claro que eu, sendo fã, aceito de bom grado o carinho.

Para quem não o conhece (AINDA), segue uma pequena biografia:

Seu nome real é Dinmukhamed Qanatuly Qudaibergen. O nome artístico Dimash Qudaibergen ou Dimash Kudaibergen ou Dimash Kudaibergenov ou simplesmente DIMASH.

Nasceu em 24 de maio de 1994, na cidade de Aktobe, no Cazaquistão, país situado na fronteira com a China e a Rússia.Tem 1.91 de altura. Cantor (vai de tenor a soprano), compositor e multi-instrumentista (toca sete instrumentos). Fala fluentemente casaque e russo, e também o inglês internacional. Canta, até agora, em 12 idiomas, inclusive na sua apresentação mais recente ele cantou em japonês uma canção lindíssima chamada Ikanaide, para o Festival de Jazz de 2021, em Tóquio .

Sua voz, nas notas altas, alcança SEIS oitavas e mais um pouco! Raríssimos cantores alcançam essa altitude, segundo os entendidos. Em um show ao vivo uma vez ele alcançou um D8, que eu não sei o que é isso, mas arrancou aplausos da crítica mais especializada. Essa nota é chamada de "o som dos golfinhos" ou a "nota do assovio", quase inaudível aos humanos. Apesar das notas altíssimas, ele também faz um grave espetacular e o impressionante é que ele vai do grave ao agudo com uma facilidade que desconcerta a gente. É por isso que inúmeras pessoas, referindo-se a ele, dizem: "esse cara não é humano!" "Esse cara é de outro planeta". Só que não. Acontece que ele canta desde criança e aprimora sua técnica com horas de treino, todos os dias. Fez faculdade de Música, com licenciatura em Canto Ópera, depois fez mestrado em Composição. Hoje, faz Doutorado em Musicologia na Universidade Nacional de Artes do Cazaquistão... Ou seja, é bem humano. E humano não só no canto, mas também como pessoa. Faz muitos shows beneficentes, com renda totalmente revertida a instituições de caridade. A postura sempre simpática e humilde. E nem precisava, mas o danadinho também é bonitinho! Deve ser por essas qualidades que os (as) Dears (de mais de 100 países e de todas as idades) vivem lhe mandando tantas mensagens de carinho e até preces para que ele tenha sempre saúde e sucesso.

Com todo esse preparo técnico, dá a impressão que ele se apresenta somente como cantor de ópera, mas não. Ele prefere gêneros musicais mais variados, inclusive ópera. O que ele faz, com maestria, é inserir suas peripécias vocais nas canções.

Além de cantar, tocar e compor, Dimash ainda faz o favor de se exercitar muito, de nadar, lutar, de fazer embaixadas.......... Faz exercícios subaquáticos, daí o seu fôlego impressionante (consegue segurar uma nota por mais de vinte segundos). Há shows dele com três horas e a voz continua impecável até o final.

Antes de 2017, aos 23 anos, ele já era bem conhecido no seu país, porém, foi na China que ele alcançou a fama mundial, ao participar de um programa chamado I am a Singer, onde competiu com várias canções. No dia seguinte à primeira apresentação ele já era uma sensação nas mídias sociais chinesas. Depois do programa ele foi convidado a participar com uma faixa, num álbum de artistas chineses, que recebeu disco de platina após 37 segundos do lançamento. ...... de 2017 até o início de 2020, Dimash fez shows em vários países da Ásia e da Europa, sendo considerado pop star em alguns deles. Quando veio a pandemia teve que cancelar as suas turnês, mas, dizem as boas línguas que ele tem shows marcados no Brasil, para abril de 2022. Dears na expectativa.

Dentre as dezenas de canções dele no youtube, selecionei algumas das que eu mais gosto, somente para ilustrar a variedade de gêneros e idiomas. Nesta ordem:

- Ópera 2 ( Singer China 2017)

- Stranger (de preferência a que ele cantou no Shine Super Brothers em 2021)

- Ikanaide ( do Festival de Jazz Tóquio 2021)

-S.O.S. (de preferência a legendada em português)

- Love of Tired Swans

- Unforgettable Day (composição própria)

- Be with me (composição própria, do seu mais novo álbum)

Alice Só Resenhas
Enviado por Alice Só Resenhas em 04/12/2021
Código do texto: T7400134
Classificação de conteúdo: seguro