“X” volume 5: as elocubrações de Kamui

“X” volume 5: as elocubrações de Kamui

Miguel Carqueija

 

Personagens esquisitos continuam se acumulando na esquisita série “X”. E curiosamente eles têm o costume didático de se apresentarem, como faz Yuguriha Nekoi, de 14 anos e roupa estudantil, e seu cão-lobo Inuki. Ela diz ser um dos “dragões do céu” e ligada ao Templo Mitsumine. Mas por mais que surjam novos personagens o desinteresse de Kamui continua, sem que ele pareça se importar com algum dever a cumprir. Há porém alguém a quem ele deseja proteger: sua amiga de infância, Sotori.

Uma coisa que me incomoda deveras nesse mangá e em muitos outros é o caráter absolutamente incompreensível de muitas cenas, onde você não consegue nem por milagre distinguir o que está acontecendo, sobretudo se forem lutas onde poderes são utilizados. Isso é pior que letra de médico em receita. Com franqueza eu não sei se isso é proposital, mas prefiro aquelas nuvens de poeira que envolvem os personagens Disney (tipo uma briga que incluiu o Pato Donald, o Tio Patinhas, os Metralhas e o Porcolino Leitão).

Já fazendo dupla com a estudante Arashi (que tira uma espada de dentro da mão) Sorata Arisugawa, como personagem gaiato que é, vive a chamá-la de “docinho” (talvez seja outra coisa no original japonês). A garota é discreta e não encoraja o flerte, mas Sorata acredita já ter sido previsto pelo seu avô, monge do Mosteiro de Kowja, que ele iria morrer por uma mulher. E para Sorata seria Arashi, de quem ele já gosta. Sorata é com certeza uma figura bizarra dentro de uma guerra mística.

 

Resenha do volume 5 de “X”, da CLAMP, “Seiichiro X Aoki”. Editora JBC, São Paulo-SP, sem data. Editora Kadokawa, Tóquio, Japão, 1992. Tradução: Arnaldo Massato Oka. História e roteiro: Nanase Ohkawa. Desenhos: Mokona Apapa. Direção de arte: Mick Nekoi. Assistente de arte: Satsuki Igarashi. Capa de Mokona Apapa.

 

Eu sou Yuzuhira Nekoi! Tenho 14 anos!”

(Yuzuhira Nekoi, é claro.)

 

“Aquele tiozinho que parece estar carregando toda a tristeza da humanidade em suas costas é um jovem do primeiro colegial. Ele é Kamui Shirou.”

(Sorata Arisugawa)

 

“Mais uma barreira foi destruída.”

(Princesa Kanoe)

 

 

 

Neste volume aparece outro dos “sete selos”, Karen Kazuni, uma garota que trabalha em sauna e aparece com o traje (?) usado em serviço. Esta é uma controladora do fogo.

Por mais que o grupo CLAMP seja internacionalmente prestigiado estou achando que nesta série “X” tenham exagerado no enredo, que fica mais confuso a cada volume. Quanto ao Kamui, apesar de tudo girar em torno dele, é o personagem mais apático da trama.

 

Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 2022.