X volume 15: o novo Inuki

X volume 15: o novo Inuki

Miguel Carqueija

 

Volume muito centrado na simpática e gentil Yuzuhira, de 14 anos. Depois de se declarar a Kusanagi, e ainda deprimida pela morte de seu cão espiritual Inuki (que em geral só ela via), ela flagra Fuuma criando outro terremoto em Tóquio. Yuzuhira consegue formar uma barreira mas, sem Inuki, não sabe como lutar. Ela é salva pelo aparecimento de Kamui, que pela primeira vez está disposto a “machucar” Fuuma, embora não tenha coragem de matá-lo. No combate que segue Fuuma é repelido, bastante ferido, e surge um pequeno cachorro — também do mundo espiritual — que aparece para ajudar a garota. Ela lhe dá o nome de Inuki, e talvez até seja o mesmo.

A lamentar o caráter confuso das lutas, graficamente incompreensíveis.

 

Resenha do volume 15 de “X”, da CLAMP, “Yuto X Kigai”. Editora JBC, São Paulo-SP, sem data. Editora Kadokawa, Tóquio, Japão, 1992. Tradução: Arnaldo Massato Oka. História e roteiro: Nanase Ohkawa. Desenhos: Mokona Apapa. Direção de arte: Mick Nekoi. Assistente de arte: Satsuki Igarashi. Capa de Mokona Apapa.

 

“Inuki... você vai morar para sempre dentro do meu coração.”

(Yuzuhira)

 

Fora isso existe a personagem Hokuto Sumeragi (irmã do “dragão do céu” Subaru Sumeragi), que visita o apático “contemplador de sonhos” Kakyo Kuduki, e, conforme informação do mangá, já havia aparecido em Tokyo Babylon”, série em mangá com acontecimentos anteriores a “X”. Não tendo lido “Tokyo Babylon”, não sei o que essa personagem representava. Em todo o caso, com seus muitos personagens e situações complexas, a história é por demais confusa para entusiasmar.

 

Rio de Janeiro, 2 de outubro de 2022.