Chat GPT - Primeiras Impressões

Confesso que estava curioso a respeito da ferramente, após ler a respeito em jornais e nas mídias sociais. Flertei com um vídeo no YouTube, mas ficou na paquera. Não perdi tempo em assistir, mesmo e por que, estava criando. Tinha três ótimas ideias em desenvolvimento para três editais literários distintos. Hoje, minha mentora na arte do conto apresentou a premissa do desafio da semana e brinquei com ela a respeito. Propôs um tema relacionado ao Egito antigo e citou palavras que devem constar no texto.

Como sempre faço nos meus dias de folga do trabalho que me sustenta, sentei-me com minha cerveja e passei pelas sugestões do algoritmo, vendo vídeos sobre notícias de momento e variedades. Vi o tal vídeo do "guru" ensinando a usar a ferramenta e, outra vez, desconsiderei-o. Assisti vídeos sobre escaravelhos, pois tenho certa predileção por contos de terror. Apesar de escrever sobre outros gêneros para aprimorar meu texto, gosto de desenvolver histórias macabras. E uma pinça do escaravelho me cutucou e pensei: Why not?

Lá fui eu buscar o site e fazer o login via conta Google. Bem fácil, aliás, mesmo estando em inglês. Busquei ajuda no Google Tradutor e escrevi algo como "faça uma história com dois amantes e os termos X, Y e Z" (não, não vou contar qual a premissa da minha mentora). Em segundos, a Open AI criou uma pequena narrativa sobre dois jovens de tribos diferentes que em uma jornada pela floresta, descobrem uma estátua sagrada, capaz de realizar desejos. As tribos se antagonizam e os jovens sonham em promover a paz. Perceberam spoilers ou estou ficando louco?

Romeu e Julieta, claro. O gênio da lâmpada. Os caçadores da arca perdida, E aposto que encontraria mais referências se lesse com mais cuidado. Faltam metáforas, floreios, descrições mais apuradas, o "show don't tell" da escrita criativa. Mas que o troço é poderoso, isso lá ele é. Porém, como toda ferramenta de informática, só funciona se lhe derem dados. Pode ser um grande auxiliar, sem dúvida.

Só que, essa história do leão dourado que concede desejos a amantes, não me cativou. Volto para os escaravelhos.