Kokkuri-san: um monte de situações inusitadas

Quem gosta de animes e mangás certamente já ouviu falar sobre um jogo similar ao do tabuleiro ouija chamado kokkuri-san*. Neste jogo – que, segundo a crença, ninguém deve jogar sozinho – invoca-se um espírito, o kokkuri-san, fazendo perguntas. E esta é a temática principal do mangá Gugure Kokkuri-san, em que uma menina, Ichimatsu Kohina – que comete o erro de jogar sozinha – termina invocando o Kokkuri-san, que aparece na forma de um belo rapaz(muito parecido com o Inuyasha e o Kurama na sua forma de raposa-demônio) de longos cabelos prateados e orelhas de raposa que decide que irá assombrar a menina por ela ter jogado sozinha para invoca-lo. Entretanto, o Kokkuri-san fica pasmo diante das reações de Kohina, que diz ser uma boneca e, que por isso mesmo, não tem sentimentos e emoções. Ao mesmo tempo, Kohina o rechaça mas Kokkuri-san está curioso pelo fato dela se autointitular uma boneca desprovida de sentimentos, viver sozinha e só comer comida instantânea(Kohina é viciada em cup noodles) e termina por decidir ficar, cozinhando comida saudável para a menina e cuidado da casa, penalizado pelo fato dela ser sozinha e não ter traquejo social.

Com o tempo, aparecem outros youkais**, Inugami, um espírito cuja forma animal é a de um cachorro e Shigaraki, que pode se transformar em guaxinim. Assim, a vida monótona de Kohina se transforma e ela passa a viver um monte de situações inusitadas ao lado dos três youkais, formando uma família pouco convencional. Com o tempo vão aparecendo Tama, uma jovem que também é youkai (e tem obsessão por bonecas) e cuja forma animal é a de um gato, Yamamoto, jovem com aparência extraterrestre que desperta o interesse de Kohina e Tengu, uma espécie de deus. Todas as situações são recheadas de humor e há mesmo momentos emocionantes. Um detalhe interessante é que Kohina, na maior parte das vezes, aparece na forma de uma boneca, o que torna difícil dizer com exatidão a sua idade, embora possamos presumir que ela é, no máximo, pré-adolescente. Poucas são as vezes em que a vislumbramos na sua verdadeira forma. Por sinal, em um dos episódios Tama tenta sequestrar Kohina por acreditar que a mesma é uma boneca, querendo acrescentá-la à sua coleção.

Embora seja um desenho animado, Gugure Kokkuri-san não é uma história infantil pois apresenta muitas coisas controversas. Inugami é apaixonado por Kohina, coisa que Kokkuri-san desaprova já que ela é uma menina. Isso soa como pedofilia, não é mesmo? Também podemos acrescentar que Shigaraki, o guaxinim, passa o tempo todo fumando e bebendo saquê e é um pervertido, viciado em coisas de conteúdo adulto e em paquerar as moças, sendo também um verdadeiro voyeur. Tengu, o deus, é obcecado por rapazinhos e, em um dos episódios, diz querer fotos de meninos bonitos em troca de um favor. Outro aspecto do desenho que não fica bem explicado é o fato de Kohina(que ainda não é adolescente) viver sozinha em uma casa enorme. Antes de encontrar Kokkuri-san, como ela conseguia se sustentar? O que houve com seus pais? Ela não tem família? Fazemo-nos estas perguntas até porque, para ela poder comprar os pacotes de macarrão instantâneo que consome, ela precisaria de dinheiro e, para isso, ela teria de trabalhar ou ter alguma outra fonte de renda. Será Kohina órfã? Bem sendo órfã, na vida real com certeza ela viveria num abrigo ou teria sido adotada, não?

Bem, a despeito das inverossimilhanças e aspectos um tanto polêmicos, Gugure Kokkuri-san é uma história divertida e repleta de situações insólitas. Todos nós ficamos interessados em saber se Kohina, com o tempo, aprenderá a interagir socialmente e deixará de lado sua obsessão em se autodenominar uma boneca desprovida da capacidade de desenvolver emoções e sentimentos como qualquer outro ser humano.

*Kokkuri-san é um jogo similar ao tabuleiro ouija, em que se invoca um espírito, o Kokkuri-san, para responder a perguntas. O espírito é uma mistura entre uma raposa, um cão e um guaxinim. Usa-se uma moeda, caneta e folha de papel. Segundo a crença, é necessário que pelo menos duas pessoas joguem porque poderá haver consequências desagradáveis se uma pessoa jogar sozinha. Vale salientar que o espírito invocado, embora não seja uma entidade maléfica, é um espírito trapaceiro e que as respostas podem não agradar aos que invocam o espírito.

** youkai, ou ayakashi, é uma entidade sobrenatural do folclore japonês.