Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

UM CONVITE AO CENTRO DA TERRA

Sendo o gênero mais divulgado e também criticado da literatura de massa, isto é, a ficção científica abre caminhos para discussões e polêmicas acerca de seus temas abordados constantemente.
A busca incensante da verdade científica, ou de uma fantástica e tecnológica realidade fazem de Júlio Verne um dos mais famosos escritores desta modalidade.
O filme lançado recentemente traz um encaixe estratégico da narrativa pelo diretor no intuito de elucidar o telespectador a cerca da validade dos fatos narrados pelo escritor.
Ao invés de transpor a linguagem literária para a cinematográfica mecanicamente, o filme coloca o protagonista menor em contato com o livro original de Júlio Verne junto com o tio, fanático cientista, para viver inesperadamente as aventuras narradas no próprio livro.
O pai deste protagonista menor também foi um cientista assim como o irmão é, pois é ele quem leva o sobrinho para a viagem ao centro da Terra na qual os fatos do livro são lidos e percebidos à medida que o filme se desenvolve.
O filme também aborda a questão dos vernianos, isto é, os seguidores de Júlio Verne, pois alguns acreditam que o que ele escreveu em sua obra são dicas a cerca do futuro tecnológico e fantástico do mundo.
Portanto, tecendo um enredo rico em decodificação de linguagens ocultas e efeitos especiais, a leitura da obra original é convidativa àqueles que se interessarem pelos detalhes da fascinante aventura vivida pelos personagens.
Desta forma, não trazendo a obra literalmente adaptada para o cinema, o contato com a literatura no filme é destacado como um meio pelo qual a diversão é a porta de entrada para o conhecimento.

Ivan Reis
Enviado por Ivan Reis em 22/07/2008
Código do texto: T1091574

Comentários

Sobre o autor
Ivan Reis
Guaratinguetá - São Paulo - Brasil
14 textos (8410 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 29/03/20 09:17)
Ivan Reis