Death Note, o Filme

Certo dia um rapaz a caminho da faculdade encontra no chão um caderno de capa preta com letras prateadas onde se lê: Death Note. Ao folhear o caderno, ele nota que todas as páginas estão em branco, com exceção da primeira, onde se lê uma espécie de manual de instruções, que contém basicamente a seguinte regra: qualquer humano cujo nome seja escrito nas páginas deste caderno morrerá em 40 segundos. No primeiro momento ele duvida, achando se tratar de alguma brincadeira, porém uma rápida experiência com um criminoso que mantinha reféns sob a mira de uma arma, mostra que os poderes do caderno são reais. O rapaz então passa a usar o caderno para se tornar uma espécie de Anjo da Vingança, trazendo a morte para todos os criminosos, sob o nome de Kyra. Os crimes começam a decair, a Justiça começa a ser feita, porém em determinado momento uma voz se levanta para dizer que é errado que uma pessoa tome para si as funções de juiz, jurado e carrasco. Essa pessoa é L, o maior dos detetives da Interpol. L não conhece Kyra, Kyra não conhece L. Dois gênios, que começam uma luta não pelo bem nem pelo mal, e sim sob dois pontos de vista distintos sobre o que é Justiça.

Essa é a sinopse de Death Note. Uma história escrita originalmente por Tsugumi Ohba em 2004. Originalmente a obra fora destinada a se tornar uma mangá, a ser publicado nas páginas da tradicional revista japonesa Shonen Jump. O sucesso fora tão estrondoso que não demorou muito para que a revista ganhasse sua versão anime. Apesar de ligeiras diferenças entre as histórias, ambas foram muito aclamadas tanto por público quanto por crítica, se tornando um sucesso não só no Japão quanto no mundo.

Agora chega a vez de Death Note ganhar sua terceira versão: a versão filme live-action. Isso mesmo, o direitor de cinema Shusuke Kaneko resolveu topar o desafio de adaptar a obra de Ohba para a telona, transformando os personagens à lápis em seres de carne e osso. Serão três volumes, o primeiro já se encontra disponível em dvd. O segundo já fora lançado nos cinemas e deverá estar saindo em dvd em fevereiro de 2009. O terceiro volume ainda não possui previsão.

Tive o prazer de assistir ao volume 1, e posso dizer que a experiência fora fantástica. O Sr. Kaneko conseguiu recriar com pessoas o mesmo clima denso encontrado na história original. Ok, ocorreram algumas adaptações e cortes, mas que na minha opinião serviram para dar uma maior dinamicidade de para a história, deixando-a em moldes mais hollywodianos, deixando um pouco de lado os momentos novela mexicana da versão em anime. Ver Kyra, L e principalmente ver um Shinigami... fantástico!

Esse primeiro volume tem duração de 90 minutos e cobre mais ou menos os 10 primeiros episódios da série, para ser mais exato, até o aparecimento de Misa Amane. O segundo volume cobre todo o arco de histórias onde Misa assume o papel de 2o. Kyra e Yagami se junta a L. Infelizmente não consegui encontrar na net uma sinopse do volume três, mas pessoalmente acho que, pelo tamanho da história, acabará sendo necessário um volume quatro para se contar.

Durante a pesquisa para escrever este post, eu encontrei algumas notícias de que produtoras americanas estariam interessadas em produzir um remake único do filme. Para o nosso bem, tomara que tal coisa não vá adiante, pois todos sabemos qual o resultado das adaptações do Tio Sam para os clássicos nipônicos, não é?

É isso pessoal, procurem nas locadoras por Death Note The Film, pois vale MUITO a pena! Para maiores informações visite o sítio oficial.