Educar para quê?

O título do filme é uma interrogação pertinente a nós educadores principalmente, que estamos sempre à procura de respostas para nossas dúvidas e anseios quando a questão é educar.

Composto de depoimentos de educadores, pessoas comuns, jovens, alunos, enfim, todos os envolvidos no processo educacional, o filme toca na mais importante missão da nossa área: educar.

A educação deve ser de certa forma, em todos os seus níveis, segundo o autor do filme assistido, criadora, despertando a capacidade crítica no homem. Ela é um ato de humanizar o ser humano, portanto é um ato necessário, porém difícil. Trata-se de uma transmissão de saber ao ser humano, ensinando-lhe os valores éticos, morais, onde primeiramente observa-se a visão da realidade do mundo em que se insere o aluno, o professor, a educação, a sociedade.

Estes valores éticos de respeito, amor, solidariedade são mencionados no filme, que revela também que o grande desafio do professor que tem como condição para ensinar o amor, é transformar o homem, trabalhar com o humano que existe dentro de cada um.

Educar para quê? Então educar é para levar o ser humano ao conhecimento e colocá-lo a serviço de toda uma sociedade.

Filme: “Educar para quê ?”

Autor: Paulo Feire