O verdadeiro caminho das índias

Slumdog Millionaire

(Slumdog Millionaire)

Drama

120 minutos

Diretor: Danny Boyle, Loveleen Tandan

Produção: Tessa Ross, Paul Smith

Roteiro: Simon Beaufoy, Vikas Swarup

Elenco: Dev Patel (Jamal Malik), Anil Kapoor (Prem Kumar), Saurabh Shukla (Sergeant Srinivas), Rajendranath Zutshi (Director), Jeneva Talwar (Vision Mixer), Freida Pinto (Latika)

Que a Índia, juntamente com a China, é atualmente um dos melhores países para se fazer negócios todo mundo já sabe.

Que sua cultura é uma abosolutamente fascinante, todo mundo já sabe.

Que seu tráfego é caótico, todo mundo já sabe.

Que será palco da trama da nova novela da Globo, todo mundo já sabe.

Que é um dos países mais miseráveis do planeta, também, todo mundo já sabe. Mas é infelizmente na forma de sua pobreza e nas condições de vida que seu povo que a Índia revela sua verdadeira face para o mundo, é no abismo entre ricos e pobres que vemos seu lado mais chocante.

Concordo que parece hipocrisia, nós brasileiros falarmos de desiguladade, contudo, a nossa pior favela carioca não se compara com a situação dos favelados de Mumbai.

Uma das melhores formas para conhecer e entender o povo indiano é a nova produção Slumdog Millionaire, que foi a grande vencedora da noite de entrega do Globo de Ouro com 04 prêmios (incluindo o de melhor filme e diretor).

O filme é um passeio na vida do favelado e pouco instruído Jamal Malik que está há apenas uma pergunta de ganhar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa "Who wants to be a millionaire?" (que no Brasil ganhou uma versão com Silvio Santos, que ficou conhecida como Show do Milhão).

Por suspeita de fraude Jamal é preso e torturado a fim de que revele como burlou o programa. Para provar sua inocência ele começa a mostrar como a vida lhe ensinou todas as respostas.

A cada nova pergunta do programa somos apresentados a um capítulo da trágica, mas movimentada vida de Jamal, e de como ele escapou de todas as ameaças normais a um favelado como ele.

Apesar de mostrar uma Mumbai miserável, cheia de ladrões, prostitutas e exploradores de crianças, todas as histórias contadas no filme tem seu lado lúdico que ao mesmo tempo que choca, também diverte. E quando o filme se aproxima da resposta final é impossível não se emocionar e torcer por Jamal, uma espécie de herói que prova ser possível mudar seu destino, mesmo contra tudo e contra todos.

Imperdível.

Alexsandro Rebello Bonatto
Enviado por Alexsandro Rebello Bonatto em 23/01/2009
Código do texto: T1400774