Um estranho sem nome  ( High Plains Driffter, 1973)

          Comprei o último volume da cinemateca Veja que encontrei nas bancas e ao contrário de outros que coloquei na pilha para assistir  não sei quando,talvez nunca, me apressei em ver. Por que? Clint Eastwood, é claro. Não só como ator mas também diretor.

          Tinha duas opções: ou a TV 42 polegadas na sala de TV ou telinha do meu lap top. Escolhi o último porque meu quarto é o melhor lugar de minha casa. O segundo é a cozinha.

          Nem bem o filme tinha começado e já era tiro para todo lado. Nunca entendi por que os bons atiradores têm que matar. Se  realmente são  bons poderiam escolher o lugar exato para atirar.Na mão, seria uma boa sugestão. Mas vendo este filme acabei compreendendo. Em um determinado momento uma das mulheres avisa ao protagonista: Tenha cuidado. Você é um estranho é provoca medo. Algo assim. E ele sabiamente responde: É o que as pessoas sabem delas mesmas  o que as deixa com medo. Por isso ele matava sem dó nem piedade. Porque sabia que, da mesma forma que ele seria capaz de matar por vingança, aqueles que ele apenas ferisse seriam também. E ele teria que viver com medo deles. Mas esta é uma frase para muitas reflexões. Digna para ser discutida com minha terapeuta se é que no momento eu tivesse uma. 

         A cidade se chama Lago. Assim mesmo, Lago. Não Lake. E fica no Arizona. ( Mas o filme foi rodado na Califórnia, em uma cidade construída para servir de cenário, a beira do lago Mono.) Apesar de Lago ficar no Arizona, não em Minas Gerais, quando o forasteiro chega e atravessa a rua com seu garboso quatro patas a cena seria igualzinha se um forasteiro chegasse em Arantina hoje em dia, dirigindo o seu garboso quatro rodas. Todos o acompanhavam com o olhar, alguns de forma discreta, outros não. Inclusive as mulheres que de forma alguma fugiram ao seu encanto. Mas não gostei da visão que Clint tem das mulheres. Para ele as mulheres só querem uma coisa o tempo todo: serem estupradas. O que gera uma nova visão. Os homens só querem estuprar. Um mundo bem animalesco, não?

         Pelo livro que acompanha o DVD fico sabendo que o filme logo após seu lançamento causou divergências recebendo críticas pesadas. Mas a bilheteria foi um sucesso e então os críticos tiveram que rever suas opiniões. Hoje é considerado como o  filme que revolucionou o western. Muita  violência ,  já que é um filme sobre vingança. Só que ninguém sabe que é uma vingança, nem quem é realmente o vingador e qual a sua relação com o vingado. Isso porque a cidade esconde um segredo: um xerife assassinado com a conivência de todos por razões que vão sendo decifradas com o desenrolar do filme. Os críticos também não gostaram do aspecto sobrenatural da história: como o estranho sem nome pode ter um sonho (pesadelo) onde a cena da morte do xerife se reproduz se ele não estava lá e se ninguém lhe contou por que era um segredo e se na verdade ninguém nem sabia que o xerife tinha morrido e nem mesmo uma placa marcava o local do seu repouso final? Há também uma fala durante a agonia do assassinado quando ele diz que todos vão arder no fogo do inferno e o estranho sem nome manda pintar a cidade de vermelho e muda o nome da cidade para Hell. Se bem que eu não veja porque uma cidade pintada de vermelho possa se transformar em um inferno especialmente por ser pintada de vermelho já que uma cidade monocromática deve ser um inferno mesmo. Mas entende-se aqui a simbologia, do fogo e do sangue.
 
        De qualquer forma vale a pena ver. Mesmo sem ler o livro que o acompanha. É um dos melhores faroestes que já vi. Um Cult. Um noir. Faroeste noir eu nunca tinha visto.