Quando não há remorso

O leitor

(The reader)

Drama

124 minutos

Direção: Stephen Daldry

Roteiro: David Hare, baseado baseado no romance de Bernhard Schlink

Elenco: Kate Winslet (Hanna Schmitz), Ralph Fiennes (Michael Berg),

David Kross (Young Michael Berg), Jeanette Hain (Brigitte), Bruno Ganz (Professor Rohl), Alexandra Maria Lara (Young Ilana Mather)

Depois de mais de 60 anos a ferida aberta pelo nazismo ainda não cicactrizou.

Ela ainda está aberta para o povo judeu, para o povo alemão e em última análise para toda a humanidade.

A questão é que ela não deve cicatrizar, pois quem esquece a história está fadado a repetí-la.

Mas o que é realmente assustador é se analisarmos os crimes cometidos por soldados, burocratas e empregados comuns da máquina nazista como um simples trabalho ou como uma simples execução de ordens.

Essa foi a tônica do Julgamento de Nuremberg, onde os oficiais capturados alegaram que simplesmente estavam seguindo ordens e que a contestação de qualquer desejo de Hitler era retribuída com a sumária execução.

Uma justificativa similar é apresentada no filme "O leitor", através das ações da personagem Hanna Schimitz (perfeitamente interpretada por Kate Winslet) que durante a II Guerra trabalhava como guarda de um campo de concentração.

Mais tarde quando é levada a julgamento por supostos crimes cometidos contra judeus, Hanna não demonstra qualquer remorso sobre suas ações, dando como única explicação de que sua função era não deixar os prisioneiros escaparem, não importanto a situação. Um exemplo mostrado no julgamento foi um incêndio numa igreja que acabou matando dezenas de pessoas - sob seu ponto de vista da personagem ela não podia abrir a porta, pois assim eles escapariam.

O mecanicismo da resposta talvez explique um pouco como a nação alemã aceitou as atrocidades nazistas e porque ninguém contestava suas ordens.

"O leitor" é um filme frio, que apesar de não tentar inocentar Hanna, a humaniza através da história de amor relembrada pelo personagem de Ralph Finnes anos depois do julgamento. A partir destes dois eventos - o envolvimento amoroso e o julgamento - é construído um retrado do alemão comum e como ele reage quando confrontado com o episódio nazista.

A história se presta a uma reflexão dura, mas necessária a fim de evitar a repetição de erros do passado.

Alexsandro Rebello Bonatto
Enviado por Alexsandro Rebello Bonatto em 08/02/2009
Código do texto: T1428168