Retrato da sociedade americana

Gran Torino

Drama

Distribuidora: Warner Bros

Diretor: Clint Eastwood

Produção: Clint Eastwood, Bill Gerber, Robert Lorenz

Roteiro: Nick Schenk, Dave Johannson

Elenco: Clint Eastwood (Walt Kowalski), Christopher Carley (Father Janovich), Bee Vang (Thao Vang Lor), Geraldine Hughes (Karen Kowalski), Ahney Her (Sue Lor)

Brian Haley (Mitch Kowalski), John Carroll Lynch (Barber Martin)

Não é surpresa para ninguém que a sociedade americana encontra-se num processo de mudança profunda. Enfrentando uma grave crise econômica ela também é obrigada a conviver num ambiente cada vez mais diversificado, onde o modelo WASP (white anglo-saxon and protetant) pode não representar a maioria da população.

É num ambiente como este que o ator e diretor Clint Eastwood pinta um retrato bastante imparcial de uma sociedade que ele mesmo representa um exemplo pronto e acabado.

O personagem vivido por Eastwood, Walt Kowalski, é um septuagenário, recém viúvo que vive num profundo ressentimento familiar (afastamento dos filhos), social (encara com desprezo a invasão de asiáticos em seu "velho" bairro) e econômico (antigo funcionário da FORD tem que conviver com o desapontamento de ver o filho guiando um carro da TOYOTA).

Com estes ingredientes na mão somos friamente apresentados ao modo que o americano médio vê o mundo e também como se adapta as mudança em seu próprio país.

Este pode ser o primeiro grande filme de 2009 e merece ser conhecido.

Alexsandro Rebello Bonatto
Enviado por Alexsandro Rebello Bonatto em 09/02/2009
Código do texto: T1429260